19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

MICARETA - 19/04/2024

Com apoio do Governo do Estado, primeiro dia da Micareta de Feira leva multidão às ruas

Com apoio do Governo do Estado, primeiro dia da Micareta de Feira leva multidão às ruas
Teve início nesta quinta-feira (18), o maior carnaval fora de época da Bahia, a Micareta de Feira. A festa, que acontece até domingo (21), reúne milhares de feirenses e turistas em uma festa democrática que já faz parte do calendário dos festejos populares do estado. O governador Jerônimo Rodrigues participou da coroação do Rei Momo, da Rainha e das princesas, quando foi oficialmente aberta a festa; andou pelo circuito, acompanhado de secretários e autoridades, antes de acompanhar, na pipoca, o show de Daniela Mercury, uma das atrações patrocinadas pelo Governo do Estado.

O governador celebrou o início da Micareta e enfatizou o reconhecimento do Estado à contribuição cultural da cidade para a Bahia. “Fizemos um edital Ouro Negro, aqui para Feira, apoiando cantores, artistas e grupos da terra. Nós estamos na abertura do carnaval, que nós organizamos, homenageando um feirense, um artista local, Jorge de Angélica, que tem uma importante contribuição à cultura daqui. A expectativa nossa é que, primeiro, seja um carnaval de paz, de tranquilidade, sem discriminação, e que a gente possa ver as pessoas na rua, se divertindo e curtindo esses próximos quatro dias”, comentou Jerônimo.

O governador visitou a unidade onde está funcionando o Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que começou a funcionar nesta quinta-feira (18), no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, e segue até o final da festa. O projeto, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), irá acolher e encaminhar denúncias de violações de direitos, fortalecendo o compromisso com a justiça e a dignidade para todos os participantes da festa. 

A iniciativa reúne diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil que atuam conjuntamente para prevenir e intervir em situações que possam ameaçar ou violar os direitos humanos durante os festejos. O serviço também está funcionando em um posto avançado, no meio do circuito Maneca Ferreira, totalmente plotado para facilitar a identificação. 

Seja presencialmente no local, por WhatsApp, e-mail, Disque 100 ou por meio do canal da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), o Plantão está preparado para lidar com casos como racismo, capacitismo, trabalho infantil, LGBTfobia, entre outros, durante os dias da Micareta. 

Além de receber denúncias, o projeto também realiza ações preventivas, como a distribuição de pulseiras de identificação para a comunidade surda, visando qualificar a abordagem policial nos portais de entrada da festa. Desde o ano anterior, crianças e adolescentes já são identificados por meio dessa iniciativa. 

Para o secretário da SJDH, Felipe Freitas, garantir os direitos humanos em eventos como a micareta é essencial para promover um ambiente seguro e inclusivo, em que todos possam desfrutar com alegria e respeito mútuo. “Nosso objetivo é criar uma atmosfera onde cada pessoa se sinta protegida e amparada para celebrar sem medo de violações ou discriminações. É um compromisso com a justiça e a dignidade, que protege não apenas os direitos individuais, mas também cria uma cultura de paz e cidadania."

Outras ações
O governo está implementando diversas ações e investimentos para garantir a segurança, saúde e bem-estar dos participantes da Micareta de Feira de Santana. “A gente se preparou para poder receber as atrações, os comerciantes, para que a gente possa fortalecer a economia durante esses dias, nós do Estado nos preparamos para isso, com as atrações, com a segurança pública, com a saúde, com uma agenda de direitos humanos, então nós estamos prontos para essa festa”, concluiu o governador.

Na área de inteligência e tecnologia, a contagem de público é realizada pela primeira vez, utilizando reconhecimento facial e rádios Tetra para comunicação eficiente das equipes de segurança em tempo real. “O maior investimento da história, da segurança pública na Micareta: serão 10 milhões e meio de reais investidos, não só no policiamento mas em toda a infraestrutura que a gente traz para a operação desse ano. Trouxemos para cá o Centro Integrado de Inteligência, onde todos os policiais de inteligência trabalham para nortear o policiamento que estará na rua. Deixamos sempre a propaganda, uma mensagem para que todos venham na paz, venham de boa!”, convidou o secretário de Segurança Pública Marcelo Werner.

O dentista Henrique de Sá, foi com a família acompanhar a abertura da Micareta e aprovou a organização da segurança. "Estou realmente impressionado com a organização e a energia desta festa. É maravilhoso ver tanta diversidade de atrações e sentir que tudo está ocorrendo de forma segura, com policiamento e câmeras por todos os lados. A cidade está pulsando de alegria e tranquilidade".

Na saúde, a assistência contará com 470 plantões na rede estadual, contando vigilância, fiscalização e administrativo, um número 104% a maior que em 2023. Também está garantido o atendimento para testagem rápida para ISTs e distribuição de preservativos, enquanto a Hemoba promove campanhas para doação de sangue. Ações de turismo visam garantir o conforto dos visitantes, com regulação de serviços e atendimento ao turista, incluindo pesquisas sobre o perfil dos visitantes.

A Secretaria de Políticas Para as Mulheres (SPM) reforça a proteção e igualdade de gênero durante a folia, com atendimento multidisciplinar e campanhas de sensibilização. O Detran e outras instituições realizam operações e fiscalizações para garantir a segurança viária e prevenir acidentes. A igualdade racial também é priorizada, com atendimento especializado e unidades móveis para combater o racismo e a intolerância religiosa. Por fim, a Embasa contribui com doações de água e serviços de limpeza preventiva na rede de esgoto para garantir a hidratação e a higiene durante o evento.

Além das áreas mencionadas, destaca-se a preocupação com a sustentabilidade, onde uma ação conjunta entre secretarias estaduais promove a Micareta Sustentável e Solidária, visando fortalecer empreendimentos da cadeia produtiva de reciclagem de resíduos sólidos. Essa iniciativa não apenas promove a consciência ambiental, mas também proporciona melhores condições de trabalho e renda para os catadores de materiais recicláveis. 

Ainda, é importante ressaltar as diversas manifestações culturais do maior carnaval fora de época do Brasil, com o projeto "Micareta da Diversidade", que busca integrar e divulgar os trabalhos artísticos da cidade, estimulando a participação de diferentes grupos étnicos e culturais na festa.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Mais notícias