28 de fevereiro de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

COVID-19 - 28/02/2021

Prefeituras criarão consórcio para compra de vacinas contra Covid; Salvador participará

Prefeituras criarão consórcio para compra de vacinas contra Covid; Salvador participará

Cerca de 100 prefeituras, entre elas a de Salvador, devem começar nesta segunda-feira (28) as negociações para formalizar a criação de um consórcio para compra de vacinas contra Covid-19. A decisão foi tomada em reunião realizada neste sábado (27) pela Comissão de Vacinação da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). 

 

A iniciativa vem na esteira do julgamento do Supremo Tribunal Federal (23) que firmou, na última terça-feira (23), o entendimento de que municípios, estados e o Distrito Federal podem adquirir vacinas junto às fabricantes, caso o Plano Nacional de Imunização esteja sendo descumprido pelo governo federal.

 

Em publicação no Twitter neste sábado, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, falou sobre a criação do consórcio. “Após a liberação do STF, que promove independência aos municípios neste processo, decidimos criar um consórcio com diversas cidades que têm o interesse e os recursos assegurados para a compra. Vamos encaminhar a proposta de forma emergencial aos fornecedores do imunizante”, afirmou.

 

 

O prefeito ainda falou sobre as negociações da prefeitura para compra de vacinas. “Salvador já possui três protocolos assinados, com a Pfizer, Sinovac e Oxford/AstraZeneca, aguardando somente essa possibilidade de compra. Já há outros prefeitos baianos entrando em contato com o mesmo desejo de comprar vacinas. O objetivo maior é de salvar vidas e entendemos que é muito mais barato investir em vacina do que montar estrutura”, declarou.

 

Segundo o presidente da FNP, Jonas Donizette, por enquanto, a expectativa é a formação de um grupo de trabalho, com representantes de cidades que já estão em tratativas para a compra de vacinas. Essa ação correria em paralelo a constituição do consórcio, que deve acontecer ainda em março. Além de vacinas, o consórcio também vai ser desenhado para a compra de equipamentos, medicamentos e insumos. Informações por Bahia Notícias

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias