O regime de prioridade do projeto de emenda à Constituição baiana sobre a reforma da Previdência foi aprovado nesta segunda-feira (20), conforme previsto. No entanto, dessa vez, não houve acordo com a oposição. Parece que houve um lampejo de coerência na bancada de minoria, que preferiu manter as aparências de ser oposição a fingir que era contrária enquanto autorizava uma tramitação mais célere. Como falei há algum tempo, é questão de tempo para que o governo ligue o modo rolo compressor e aprove a reforma, quer servidores façam protestos ou não.
Não deixa de ser engraçado ver as posições dos partidos trocadas na Assembleia Legislativa, no comparativo com o Congresso Nacional e a votação da reforma da Previdência de Jair Bolsonaro. Lá, o PT era oposição ferrenha e criticava toda e qualquer medida encabeçada pelo governo federal. Aqui, os parlamentares do partido farão a tartaruga que balança a cabeça positivamente, pois é de interesse do governo do PT. Lá também, o PSL, mesmo com suas contradições, votou a favor da proposta de Bolsonaro sem tantas reclamações públicas e dizendo "amém" para tudo. Aqui, já se posicionaram contra a proposta de Rui Costa e criticam as alterações propostas pelo Palácio de Ondina.
É tudo um jogo de cena, já que, na política, tudo não passa de uma peça de teatro. Os interesses dos parlamentares mudam conforme a orientação do governo a que "servem", ainda que deputados finjam serem donos dos próprios narizes. Não há nada de errado nisso. A relação entre Legislativo e Executivo se constrói com concessões de ambos os lados - muito mais do Executivo, que tem uma caneca com mais tinta. É claro que o excesso de "coalizão" preocupa, pois retira a independência dos poderes e pode gerar uma promiscuidade acima da esperada. Para os parlamentares, todavia, isso não parece ser muito problema.
Agora, com o regime de prioridade aprovado, a PEC da Previdência deve ser votada antes do Carnaval, uma forma também de justificar a convocação extraordinária dos deputados e o embolso de R$ 50 mil para cada um deles. Essa celeridade, inclusive, deve contar com certo comedimento nas críticas dos sindicatos, após concessões feitas pelo governo com a retirada e reapresentação do projeto. Além da aprovação de projetos que interessam a categorias como professores e policiais militares - estes últimos sob protestos, podendo gerar tensão. Tenhamos certeza que o barulho das categorias vai ser bem menor do que se fosse em outro governo, comandado por outra sigla que não o PT.
Já a oposição deve cumprir o papel regulamentar de criticar os projetos relacionados à reforma da Previdência, mantendo distanciamento do detalhamento dos mesmos. Afinal, ano passado veio de partidos como DEM a defesa ardorosa da reforma de Bolsonaro, o que geraria uma discrepância muito grande entre discurso e prática, algo que possivelmente eles não têm interesse em alimentar. Somado ainda a perspectiva de que o Município de Salvador deve apresentar alterações na Previdência local e criar atrito na Assembleia pode gerar um acirramento extra na Câmara. Dificilmente ACM Neto vai pagar para ver.
A reforma da Previdência vai passar na Assembleia, tal qual passou no Congresso Nacional. Quando chegar na Câmara de Salvador, também. Nesse meio tempo, saibamos que os atores podem até ser diferentes, mas o enredo é exatamente o mesmo. BN
BAHIA
Bahia sedia fórum sobre nova regra de saúde mental no trabalho
BAHIA
Justiça da Bahia interdita clínica de reabilitação por maus-tratos a 89 pessoas
BAHIA
Pablo Roberto é roubado durante engarrafamento na BR-324
BAHIA
Caiu a máscara da simpatia, diz deputado após Jerônimo se irritar em evento no interior
BAHIA
Mega operação prende três integrantes de grupo criminoso na Bahia
BAHIA
Preço da Hora Bahia conquista avaliação 4,9 na Play Store do Google
BAHIA
Abastecimento está sendo retomado nos municípios de Santa Bárbara, Santanópolis e Tanquinho
BAHIA
Deputados se dizem temerosos em encarar ex-prefeitos endinheirados
BAHIA
Bahia está entre os estados com gás mais caro do Nordeste, revela tabela do Gás do Povo
BAHIA
Mais de 11 mil proprietários de veículos já aderiram ao Refis IPVA Bahia
BAHIA
MPBA avança com mediação para viabilizar encerramento humanizado de lixões em 22 municípios
BAHIA
Sesab convoca 368 profissionais para a saúde estadual
BAHIA
Governo do Estado realiza ação para emissão de laudos de pensão vitalícia a famílias afetadas pela Zika
BAHIA
MPBA orienta policiais militares a se desfiliarem de partidos na região oeste do estado
BAHIA
Trânsito, concentração, pontos de hidratação: tudo pronto para 2ª Corrida e Caminhada da Educação, neste sábado (18)
BAHIA
Sefaz-Ba amplia atendimento à população com novo canal via Whatsapp
BAHIA
Prefeito de cidade na Bahia é afastado e outro é preso em nova fase da Operação Overclean
BAHIA
Em encontro com secretário nacional da Segurança Pública, governador reafirma compromisso com o fortalecimento da segurança de baianos e baianas
BAHIA
SEC garante novas conquistas e cuidado integral a professores