O soldado da Polícia Militar João Maria Figueiredo da Silva, 36, que fez na campanha eleitoral a segurança da governadora eleita do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foi morto a tiros nesta sexta-feira (21) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
Figueiredo, segundo a polícia, foi assassinado por dois homens quando passava de moto numa via próxima à estrada que leva ao aeroporto internacional Aluízio Alves. Os dois, que estavam a pé, atiraram no ombro de Figueiredo, que ainda tentou fugir, mas foi atingido por três tiros na cabeça.
O segurança da governadora eleita morreu no local e os assaltantes fugiram levando sua arma. A moto e os documentos pessoais do policial não foram roubados. O local em que Figueiredo foi morto fazia parte do trajeto percorrido diariamente por ele.
Além de ter atuado na segurança de Fátima Bezerra na campanha ao governo do estado, o policial deveria fazer parte da equipe dela a partir do próximo dia 1º e era membro ativo do grupo Policiais Antifascismo.
Em redes sociais, a governadora eleita disse que a memória de Figueiredo não será esquecida e que o caso deve ter a devida apuração.
"O assassinato brutal do querido Figueiredo nos deixa consternados, com profundo sentimento de perda, abalados em alma [...] Queria bem a ele como um filho, um irmão. Que tragédias como a de Figueiredo, infelizmente cada dia mais presentes na vida de nossos trabalhadores e abnegados profissionais da segurança, tenham a devida apuração e elucidação", disse Fátima.
O Rio Grande do Norte é o estado mais violento do país, com 68 mortes por 100 mil pessoas, mais que o dobro da média nacional, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, organização de pesquisadores da área e que compila estatísticas de secretarias estaduais de segurança e das polícias Civil e Militar.
O critério para a soma de mortes violentas intencionais inclui homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte, mortes de policiais em confrontos e mortes decorrentes de intervenções policiais.
Por meio de nota, a Polícia Militar do estado lamentou a morte de Figueiredo e disse que ele foi morto em um "ato covarde".
"O policial faleceu na tarde desta sexta-feira (21), após um ato covarde de criminosos, sendo atingido por disparos de arma de fogo no município de São Gonçalo do Amarante. A Polícia Militar lamenta a morte deste honrado guerreiro, externando aos amigos, companheiros de trabalho e familiares, os nossos sentimentos de mais profundo pesar. Apesar do sentimento de luto, os integrantes da Polícia Militar não estão medindo esforços para levar os responsáveis à Justiça", diz a nota.
Em redes sociais, o grupo Policiais Antifascismo também lamentou a morte de Figueiredo, que estava na PM desde 2009 e era lotado no pelotão do município de Taipu (a 54 quilômetros de Natal).
VIOLÊNCIA
VOLTANDO DO MERCADO: Homem é cercado por criminosos e morto a tiros
VIOLÊNCIA
Preso, homem confessa que matou a adolescente Vitória, em São Paulo
VIOLÊNCIA
Violência: Motorista metralhado dentro de carro
VIOLÊNCIA
BAHIA SEGUE NO TOPO: Número de mortes violentas no Brasil tem redução de 5% em 2024
VIOLÊNCIA
JEQUIÉ: Secretaria de Segurança Pública promete policiamento reforçado após fim de semana sangrento
VIOLÊNCIA
Ator de Vamp e sobrinho de Jorge Fernando, DJ é morto a tiros dentro de carro em Trancoso
VIOLÊNCIA
Crimes eleitorais: 515 prisões são feitas no primeiro turno
VIOLÊNCIA
Caminhoneiro é morto a tiros em trecho da Estrada do Feijão de Feira
VIOLÊNCIA
Crimes violentos na Bahia têm redução de 18% em janeiro de 2024
VIOLÊNCIA
Relatório Mundial mostra que violência policial cresce no Brasil desde 2018
VIOLÊNCIA
Deputada Tabata Amaral sofre tentativa de assalto no centro de SP
VIOLÊNCIA
Estresse por estupro pode afetar o sistema imunológico
VIOLÊNCIA
Três médicos são mortos em quiosque no Rio; baiano e irmão de deputada estão entre as vítimas
VIOLÊNCIA
O amargo preço da violência no Brasil - Fernando Valente Pimentel
VIOLÊNCIA
ONG aponta Feira de Santana como 22ª cidade mais perigosa do mundo
VIOLÊNCIA
Escola em São Paulo alvo de ataque ficará fechada por uma semana
VIOLÊNCIA
Presidente da Câmara de cidade baiana é investigado por desaparecimento de mulher grávida e renuncia cargo
VIOLÊNCIA
Bahia lidera ranking de mortes violentas em índice; SSP questiona veracidade dos dados
VIOLÊNCIA
Após deixar camarote, advogada é morta a tiros em Salvador
VIOLÊNCIA
Ator Thiago Rodrigues é espancado e desmaia durante tentativa de assalto no Rio de Janeiro