26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

VACINA - 11/12/2021

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre a vacina contra a gripe

Ouvir a matéria:
Especialista esclarece as principais dúvidas sobre a vacina contra a gripe
O surto de gripe registrado no Rio de Janeiro nas últimas semanas reacende, em todo o Brasil, o alerta sobre a importância da vacina da gripe, que protege contra quatro subtipos do vírus Influenza, inclusive o H3N2. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde da capital fluminense, foram registrados mais de 6,5 mil casos de Influenza A (H3N2) entre 18 e 25 de novembro na cidade.

Segundo levantamento feito pela Dasa, maior rede integrada de saúde do Brasil, o vírus H3N2 já é o principal causador de síndrome gripal. O que intriga os especialistas é que o vírus não é comum para esta época do ano. No entanto, já tem maior incidência que o rinovírus e o Sars-Cov-2, causador da Covid-19.

Para Marla Cruz, diretora médica do Leme, unidade de medicina diagnóstica da Dasa em Salvador (BA), o vírus da influenza A não circulava no Brasil desde o inverno de 2019 e pode ter sido importado por alguém que tenha vindo do hemisfério norte, época da sazonalidade dele por lá nesse momento. "A baixa adesão a vacinação contra gripe, mesmo em grupos prioritários, pode ter favorecido a rápida disseminação do vírus. É fundamental que a população baiana busque a vacinação contra a gripe antes que os casos comecem a circular por aqui", alerta a médica.

Para conscientizar a população sobre a vacinação, Marla esclarece as principais dúvidas sobre o imunizante:

P ara quem é indicada a vacina contra a gripe?

MC: A vacina da gripe é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses de vida, principalmente para quem está dentro dos grupos de risco, como pessoas com maior risco para infecções respiratórias, gestantes, crianças até 5 anos, idosos, profissionais de saúde, puérperas, imunodeprimidos e professores.

Existe alguma contraindicação?

MC: Quem tem alergia grave a algum componente da vacina, ou que tiveram reações alérgicas em outras doses não devem tomar o imunizante novamente. Pessoas que apresentam febre também são orientadas a se vacinar após o desaparecimento do quadro febril.

A vacina protege contra quais vírus?

MC: A vacina da gripe oferecida no Santa Luzia é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro subtipos do vírus Influenza e suas complicações. Os subtipos são H1N1, H2N3, B linhagem Victoria e B linhagem Yamagata.

Quais são os efeitos colaterais da vacina?

MC: A vacina da gripe não costuma ter reações muito significativas. Dor e irritação no local de aplicação são as mais comuns.

A vacina causa gripe?

MC: Não. A vacina da gripe é composta por vírus inativados e por isso é incapaz de transmitir a doença.

Quantas doses da vacina eu devo tomar?

MC: Crianças de 6 meses e 9 anos devem tomar duas doses na primeira vez em que forem vacinadas, com intervalo de um mês entre elas e revacinação anual. Maiores de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos devem tomar uma dose única por ano.


Ideal H+K Strategies

Mais notícias