16 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

VACINA - 28/05/2021

Anvisa autoriza que vacina da Pfizer seja armazenada por maior tempo em refrigerador comum

Ouvir a matéria:
Anvisa autoriza que vacina da Pfizer seja armazenada por maior tempo em refrigerador comum

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta sexta-feira (28) mudanças nas condições de armazenamento da vacina da Pfizer contra a Covid-19,  A medida permite manter o imunizante armazenado em temperatura de 2ºC a 8ºC por até 31 dias.

Antes, o tempo previsto de armazenamento nessa temperatura, que é equivalente a de um refrigerador comum, era de no máximo cinco dias.

Na prática, a mudança deve facilitar a distribuição da vacina, inicialmente restrita às capitais, a mais cidades do país. Segundo o Ministério da Saúde, as condições aprovadas correspondem à faixa de temperatura mais comum na rede pública de saúde dos municípios.

O pedido para alterar as condições de armazenamento havia sido feito pela Pfizer na última sexta-feira (21). A solicitação ocorreu após a empresa obter autorização da agência regulatória europeia e de órgãos semelhantes em outros países.

Em nota, a Anvisa diz que, para aprovar as novas condições, avaliou novos estudos de estabilidade apresentados pelo laboratório, os quais definem por quanto tempo e em quais condições a vacina mantém suas características sem alteração. A mudança passa a constar no texto da bula da vacina.

(Com informações do jornal Folha de S. Paulo)

Mais notícias