29 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SERRA PRETA - 12/01/2022

Internautas aprovam Tombamento Histórico de Serra Preta

Ouvir a matéria:
Internautas aprovam Tombamento Histórico de Serra Preta
Duas enquetes publicadas pelo Instagram do historiador Mário Ângelo S. Barreto trouxeram revelações positivas sobre o Tombamento Histórico da cidade de Serra Preta. Na primeira enquete, foi questionado: "Você sabe o que é o Tombamento Histórico?" 54% informaram que sabem, mas 46% afirmaram que ainda não sabem.

Na segunda enquete, 81% dos internautas, que acessaram, responderam favorável ao Tombamento e 19% votaram desfavorável. Foi questionado se "você é a favor do Tombamento Histórico de Serra Preta?". As enquetes ficaram no ar por 24 horas do dia 06 de janeiro de 2022. 836 internautas participaram.

Para o historiador Mário Ângelo, é preciso avaliar enquete de internet com muita cautela. Mas as votações trazem algumas informações que não podem ser desprezadas. "Embora discuto a importância do Tombamento desde 1994, já era esperado que muitos dos participantes ainda pouco sabem sobre o Tombamento e seu valor para a cidade de Serra Preta", analisou.


A surpresa ficou mesmo nos índices de aprovação do Tombamento, 81%. Embora, Mário Ângelo acredita que pode avançar mais, não só na aceitação, mas na cobrança pública para se iniciar a efetivação do projeto. "A cidade de Serra Preta é um ouro escondido que precisa ser revelado para a Bahia inicialmente. O Tombamento Histórico, com uma agenda cultural aquecida, trará emprego e renda para muita gente", garante o historiador.

A cidade de Serra Preta foi elevada a vila em 1722. É uma das cidades mais antigas da Bahia, inclusive superando em idade a metrópole de Feira de Santana, que foi elevada a vila em 1832. Feira hoje é a maior cidade, em população, do interior do Nordeste. Já a charmosa Serra Preta é uma das menores cidades do Brasil. A menor cidade do Brasil é Serra da Saudade em Minas Gerais com 786 habitantes. Porém, o historiador Mário Ângelo tem dúvidas e acredita que esse titulo pode ser de Serra Preta.
Por Mário Ângelo

Mais notícias