Drª. Marianna Andrade e Dr. Jamary Oliveira
Com o início do Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental, especialistas destacam um impacto muitas vezes subestimado: a relação íntima entre mente e corpo. Transtornos como depressão, ansiedade e estresse não afetam apenas o bem-estar psicológico, mas estão diretamente ligados ao agravamento e até mesmo ao surgimento de doenças físicas. Essa conexão evidencia a importância de integrar cuidados psicológicos e médicos para prevenir complicações graves, como doenças cardiovasculares, neurológicas e distúrbios psicossomáticos.
Diversos estudos comprovam que a saúde mental é uma peça-chave na manutenção do equilíbrio do organismo como um todo. Muitas são as evidências de que indivíduos que enfrentam transtornos mentais graves têm maior risco de desenvolver doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse e a ansiedade são responsáveis por mais de 20% dos casos de incapacidade no mundo, com efeitos diretos sobre o coração, o sistema nervoso e outros órgãos.
Segundo a coordenadora de Cardiologia do Hospital Mater Dei Salvador (HMDS), Drª. Marianna Andrade, o estresse crônico, além de impactar a qualidade de vida, atua como um gatilho para doenças cardiovasculares. “O estresse crônico ativa o sistema nervoso simpático, elevando os níveis de cortisol e favorecendo o desenvolvimento de hipertensão e arritmias. Comportamentos como sedentarismo, má alimentação e tabagismo, frequentemente associados a transtornos mentais, também agravam os riscos”, ressalta a cardiologista. Ela destaca que um tratamento holístico, que inclua suporte emocional e promoção de um estilo de vida saudável, é essencial para a prevenção de eventos cardíacos.
Do ponto de vista neurológico, o impacto não é menos relevante. De acordo com o neurologista do HMDS, Dr. Jamary Oliveira, as manifestações somatoformes – condições em que problemas psicológicos se traduzem em sintomas físicos, são bastante frequentes. “É comum vermos casos de gastrites, episódios semelhantes a AVC e confusão mental originados de transtornos emocionais. Além disso, doenças neurológicas crônicas, como Parkinson e Alzheimer, frequentemente acarretam repercussões emocionais, dificultando ainda mais o manejo clínico do paciente”, pontua.
Para além das consequências físicas, a hospitalização em si pode representar um momento de crise psíquica e perdas. A coordenadora do Serviço de Psicologia do HMDS, Drª. Gabriela Rêgo, explica que as internações rompem as noções de estabilidade da vida cotidiana, intensificando sensações de insegurança e angústia, especialmente em pacientes de unidades de terapia intensiva. “No HMDS, prestamos suporte psicológico aos pacientes e familiares alinhado à equipe multidisciplinar, o que possibilita um atendimento mais integral e eficiente. Esse cuidado reduz sintomas emocionais, melhora o enfrentamento e decisões frente o adoecimento, podendo até auxiliar no tempo de internação e prognóstico”, enfatiza a psicóloga.
Dados oficiais da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) reforçam que pacientes com transtornos de humor têm 30% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Já a OMS alerta que intervenções precoces na saúde mental podem reduzir em até 40% o risco de complicações físicas. O Janeiro Branco surge como uma oportunidade para que a população reflita sobre a importância da saúde mental e sua interconexão com o bem-estar físico. A abordagem integrada, promovida pelo Hospital Mater Dei Salvador, é o caminho para um cuidado mais completo, que vai além dos sintomas, ao considerar o indivíduo como um todo.
Jornalista
SAÚDE
Outubro Rosa: conheça os direitos garantidos por lei às mulheres com câncer de mama
SAÚDE
Bahia e Governo Federal anunciam mais de R$ 365 milhões para construção de novas unidades de saúde em 129 municípios
SAÚDE
Ovos: conheça curiosidades sobre esse alimento versátil e nutritivo
SAÚDE
Atividade física pode prevenir cerca de 45% dos casos de demência, afirma estudo
SAÚDE
Outubro Rosa: Bahia dá início ao mutirão de 40 mil mamografias na capital e interior do estado
SAÚDE
Infecções por Aedes aegypti aumentam risco de complicações no parto
SAÚDE
ANS inclui medicamentos contra lúpus na cobertura de planos de saúde
SAÚDE
Nova diretriz brasileira associa obesidade a risco cardiovascular
SAÚDE
Nova terapia freia avanço do Alzheimer
SAÚDE
Produtos vendidos como ultra- proteicos se espalham como atalho para performance e bem-estar
SAÚDE
CXSaúde Brazil realiza primeira edição em Feira de Santana
SAÚDE
Ações contra planos de saúde disparam 1.000% na Bahia em sete anos
SAÚDE
Anvisa determina apreensão de lote falso de Mounjaro e de medicamento para câncer
SAÚDE
Suplementos em alta: consumo cresce no Brasil impulsionado pela prática esportiva e redes sociais
SAÚDE
Novo medicamento que retarda perda cognitiva causada pelo Alzheimer chega ao Brasil
SAÚDE
Agosto Verde-Claro convoca atenção ao diagnóstico e tratamento dos Linfomas
SAÚDE
Idoso "ressuscita" uma hora após ter óbito declarado em hospital da Bahia
SAÚDE
Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e Esporte Clube Vitória lançam campanha para conscientizar população sobre riscos de morte súbita em estádios de futebol
SAÚDE
Agosto Laranja alerta para sintomas e avanços no tratamento da esclerose múltipla