15 de julho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 11/06/2024

Urologistas baianos apresentarão casos raros na Coreia do Sul

Urologistas baianos apresentarão casos raros na Coreia do Sul

Meia dúzia de trabalhos científicos descritos por urologistas baianos do Instituto Brasileiro de Cirurgia Robótica (IBCR) serão apresentados no World Congress of Endourology and Uro-technology (WCET) entre 12 e 16 de agosto na Coreia do Sul. Os trabalhos são focados na raridade dos casos e se diferenciam pela alta tecnologia empregada nos tratamentos. O IBCR é a primeira instituição do país a ter seis trabalhos de uma única equipe aprovados no WCET, fato que o consolida cada vez mais como fonte geradora de pesquisa e ensino em urologia de alta qualidade.

Entre os trabalhos que serão apresentados estão a maior série de casos do Brasil de câncer renal com mutação XP11 descrita por um único cirurgião; o primeiro caso do país a usar indocianina verde em uma cirurgia robótica para tratar oito tumores, com preservação renal; além de um caso complexo e extremamente raro em que o cirurgião conseguiu preservar parte da glândula adrenal em uma cirurgia auxiliada por robô. “Um dos trabalhos que vamos apresentar corresponde à maior série retrospectiva descrita na literatura brasileira comparando cirurgias robóticas e laparoscópicas em nefrectomias parciais realizadas por uma mesma equipe”, destacou o coordenador do IBCR, Nilo Jorge Leão.

Outro fato inusitado dessa história é que a grande responsável por conseguir as publicações dos urologistas baianos no WCET é Lorena Souza, uma estudante de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFES), que também é bolsista do Núcleo de Pesquisa do IBCR. Por sua iniciativa, ela terá a honra de apresentar os trabalhos dos médicos no Congresso em Seul.

Considerado o maior congresso de Endourologia e o encontro mais importante do mundo dedicado à cirurgia urológica minimamente invasiva, o WCET acontecerá no COEX, uma plataforma global de intercâmbio onde pessoas e empresas se reúnem por meio de exposições e conferências. O local fica no coração de Seul e é considerado o maior local de exposições da Coreia. O congresso oferece uma plataforma única para a troca de conhecimento e a apresentação de avanços tecnológicos e técnicas inovadoras que estão moldando o futuro do tratamento urológico.

Assessoria de Imprensa:
Cinthya Brandão

Mais notícias