13 de junho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 11/05/2024

Anestesiologistas se reúnem em Feira de Santana no 20º ENAI

Anestesiologistas se reúnem em Feira de Santana no 20º ENAI

O 20º Encontro de Anestesiologia do Interior da Bahia (ENAI) acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, no Hotel Ibis, em Feira de Santana. O evento, promovido pela Sociedade de Anestesiologia do Estado da Bahia (SAEB), tem como tema principal ‘Anestesiologia em Condições Críticas’ tem relevância não somente para o médico anestesiologista, mas também de interesse de médicos de atuação em emergência e em Unidades de Terapia Intensiva, além de acadêmicos de medicina.

O ENAI é uma das principais formas da SAEB chegar ao anestesiologista do interior. “O intuito do evento é levar conhecimento, atualização e fortalecer os vínculos através de uma extensa programação de aulas e curso prático. O evento foi idealizado para abordar temas do dia a dia do anestesiologista e gerar interação com outras especialidades. Os palestrantes escolhidos têm notório saber, possuem Título Superior de Anestesiologia (TSA), e representam os grandes serviços de anestesia da capital e de Feira de Santana”, explica o diretor científico da SAEB, Victor Sampaio.

No dia 17/05, acontecerá na UNEF – Universidade de Ensino Superior de Feira de Santana, o Workshop Suporte Avançado às Vias Aéreas com estações práticas cujo objetivo é abordar o manejo das vias aéreas e o uso dos dispositivos para intubação traqueal em diferentes cenários, com ênfase na identificação da via aérea difícil, treinamento das habilidades de ventilação com máscara facial, controle da via aérea e intubação traqueal, adequando os equipamentos e as medicações para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular de acordo com cada situação. Podem participar profissionais médicos de qualquer especialidade, inclusive residentes e acadêmicos de medicina que contam com valores especiais. À noite será a Cerimônia de Abertura no Hotel IBIS.

No sábado (18), também no Hotel Ibis, será a programação oficial com palestras que tratarão de temáticas divididas em quatro áreas: trauma, pediatria, terapia intensiva e dor. “É uma oportunidade crucial para aprimorar habilidades, trocar experiências e estar por dentro das últimas tendências e descobertas em nossa área. Tais encontros buscam trazer a SAEB para o interior, aproximando-nos, e fornecer um espaço para networking, colaboração e aprendizado contínuo, capacitando os participantes a oferecer serviços de maior qualidade, impulsionando a inovação e mantendo-os competitivos em um mercado em constante evolução. Pretendemos contribuir significativamente para o crescimento profissional e pessoal, ampliando horizontes, aumentando a motivação e fortalecendo o senso de comunidade entre os profissionais da cidade”, ressalta a médica anestesiologista Ruth Dias, coordenadora local do ENAI e integrante da Comissão de Comunicação da SAEB.

O presidente da SAEB, o médico anestesiologista Fabio Maron, reforça o papel da sociedade em levar atualização científica aos colegas de toda a Bahia, fortalecendo a conscientização e o conhecimento sobre práticas seguras e eficazes em anestesia. “Um evento dessa natureza oferece uma plataforma para a disseminação de novas técnicas e tecnologias, ajudando a garantir que os profissionais de saúde da região estejam tão bem informados e capacitados quanto seus colegas dos grandes centros. Além de fomentar a troca de experiências e a formação de redes entre os colegas, o que é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade médica coesa e colaborativa. Isso pode levar a melhorias nos padrões de cuidado e, consequentemente, à elevação da qualidade do atendimento ao paciente”, reitera.

O diretor de defesa profissional da SAEB, Sammer Victor, comemora o retorno do ENAI à Feira de Santana, após 17 anos. “O primeiro ENAI realizado em Feira de Santana aconteceu em 2001, e o último foi em 26 de maio de 2007. Estarmos de volta à Feira de Santana é uma forma de celebração e união dos anestesiologistas da Bahia. É o momento de nos encontrarmos, dividirmos as experiências, aprendermos e, sobretudo, nos unirmos. Todos os dias temos a oportunidade de trocar informações com os colegas e compartilhar as experiências, e o ENAI é o local propício para que possamos crescer e nos aproximar mais”, salienta o anestesiologista.

As inscrições estão disponíveis pelo site www.saeb.org.br. Informações no 71 3247-4333 e no WhatsApp 71 99101-5142. Os interessados também poderão se inscrever pessoalmente no dia do evento.


Entrevista:

Dr. Fabio Maron – presidente da SAEB
Dr. Victor Sampaio – diretor científico da SAEB
Dra. Ruth Dias – coordenadora local do 20º ENAI e integrante da Comissão de Comunicação da SAEB

Assessoria de Imprensa:
Cinthya Brandão 

Mais notícias