13 de junho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 14/04/2024

Nova vacina chega ao Brasil para prevenir doenças respiratórias graves em idosos

Nova vacina chega ao Brasil para prevenir doenças respiratórias graves em idosos

As pessoas com 60 anos ou mais têm uma nova vacina para proteger a saúde. A vacina Arexvy, aplicada em dose única, previne as complicações do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia em idosos. O imunizante foi formulado com uma proteína semelhante à encontrada na superfície do vírus, desencadeando a produção de anticorpos para fortalecer a resposta imunológica.   

Arexvy é a primeira vacina licenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contra o VSR, um avanço significativo na medicina preventiva do país. A infectologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, Ana Rosa dos Santos, reforça a segurança e a eficácia do imunizante. “A vacina já foi reconhecida também por órgãos reguladores internacionais, incluindo os Estados Unidos, União Europeia e Japão”.     

A nova vacina aplicada em dose única alcançou uma taxa de eficácia de 82,6% contra doenças do trato respiratório inferior em adultos a partir dos 60 anos, e de 94,1% para evitar quadros graves. Além disso, os efeitos adversos costumam ser leves e comuns aos de outros imunizantes. “Após a aplicação da vacina, é possível observar algumas reações comuns, como dores musculares, dores de cabeça e vermelhidão no local da injeção.”  

Com incidência mais alta nos meses de outono, inverno e início da primavera, os sintomas do VSR incluem tosse, congestão nasal, febre, diminuição do apetite e até mesmo chiado no peito. Mas, embora jovens e adultos com menos de 60 anos tenham menor risco de evolução da doença, é importante ter atenção aos cuidados para evitar a propagação do vírus para outras pessoas.    

A infectologista explica que medidas simples, como lavar as mãos regularmente, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, e desinfetar superfícies tocadas com frequência, podem ajudar a reduzir o risco de infecção. “Evitar o contato próximo com pessoas doentes e aglomerações em ambientes fechados também são importantes para manter-se seguro”. 

A vacina Arexvy está disponível nas unidades em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães e também pelo atendimento móvel, por meio do site http://www.sabin.com.br

  Por Assessoria

Mais notícias