17 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 06/03/2024

Cardiologista alerta para o risco de misturar bebidas alcoólicas com energéticos

Cardiologista alerta para o risco de misturar bebidas alcoólicas com energéticos

O médico cardiologista Alexsandro Fagundes comentou, na última sexta-feira (1º), que a mistura de bebidas alcoólicas e energéticas podem representar um risco pro organismo. Ainda em entrevista, ele ressaltou que as doenças cardiológicas podem se manifestar de forma silenciosa e por isso é importante prestar atenção em alterações. 

“Energéticos são bebidas de diversas formulações, mas de uma maneira geral com substâncias como aminoácidos e cafeína que ativam o organismo e o sistema nervoso autônomo. Associado com a bebida alcoólica, que a gente costuma dizer que é um depressor, pode impactar em alguns órgãos e sistemas de uma maneira um pouco imprevisível”, disse Alexsandro em entrevista ao Metropole Saúde.

Segundo o especialista, as arritmias cardíacas podem ser assintomáticas, “a hipertensão arterial, por exemplo, é uma doença assintomática, 20% da população é hipertensa. Arritmias cardíacas não se trata de uma doença específica é um conjunto de transtornos, de alterações do ritmo do coração e cada uma dessas alterações tem um impacto diferente na qualidade de vida e no risco cardiovascular de cada um. Mas algumas pessoas podem ser sintomáticas”.

Dentre os sintomas que podem indicar alguma alteração cardíaca, Alexsandro destacou que palpitações são os mais clássicos. “É aquela sensação de ter a percepção de um batimento do coração, ele foi feito para trabalhar silenciosamente e a gente não sentir que está trabalhando. Mas existem outros sintomas também que precisam ser alertados porque até médicos eventualmente se confundem, como falta de ar, dor no peito e sensação de fadiga fácil”, concluiu.

Por Metro 1

Mais notícias