O presidente Lula (PT) cancelou participação no lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em São Paulo, devido a sua cirurgia no quadril marcada para o dia 29 deste mês. Todas as agendas do mandatário previstas para próxima semana foram canceladas. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto, de acordo com jornal O Globo.
A previsão era de que o presidente participasse do evento ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que confirmou participação após encontro com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, na última terça-feira (19).
O procedimento já estava previsto para ocorrer entre a última semana de setembro e a primeira semana de outubro, mas ainda não tinha data confirmada. O presidente sofre com intensas dores na cabeça do fêmur, provocadas por uma artrose.
A previsão é que o presidente fique cerca de seis semanas sem viagens. A meta de recuperação é a participação na COP 28, marcada para novembro, em Dubai. A cirurgia será feira em Brasília.
Por Bahia.ba