26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 01/08/2022

Endometriose: Diagnóstico correto por ressonância magnética garante tratamento eficaz

Ouvir a matéria:
Endometriose: Diagnóstico correto por ressonância magnética garante tratamento eficaz

Silenciosa e dolorosa, a endometriose causa diversos problemas na vida da mulher, alterando a rotina diária devido à dor intensa provocada pela inflamação gerada pela doença. No Brasil, a doença atinge cerca de 7 milhões de mulheres, resultando aproximadamente em uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva. Levantamento da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE) revela ainda que mais de 60% das mulheres desconhecem os sintomas do problema. 

Causada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas durante a menstruação, se deslocam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a se multiplicar, provocando sangramento e inflamação.  

Principais sintomas 

Muito frequente no período reprodutivo, a doença atinge desde a adolescência até a transição para a menopausa. A mulher pode apresentar cólica intensa durante a menstruação e, na endometriose, esse sintoma é constante e progressivo, vai aumentando a intensidade e geralmente começa mais tardiamente, além dos sintomas abaixo: 

Dores durante as relações sexuais 

Dor e sangramento intestinais e urinários 

Dificuldade de engravidar. 

Menstruação abundante; 

Sangramento fora do período menstrual; 

Dor ao urinar; 

Prisão de ventre ou diarreia; 

Dor ao evacuar; 

Inchaço na barriga; 

Cansaço excessivo. 

Diagnóstico e tratamento 

Feito por um ginecologista, o diagnóstico da doença dado através da avaliação dos sintomas, com exame pélvico e exames de imagem, como ultrassom pélvico e transvaginal. A ressonância magnética tem sido primordial para a descoberta e acompanhamento da endometriose. 

Segundo Elen Freitas, médica radiologista especialista em Imagem Abdominal e Pélvica do IHEF Imagem, após as suspeitas clinicas da doença, a ressonância é indicada para confirmação do diagnóstico, não tendo contraindicações, podendo ser realizada em qualquer faixa etária. 

“A ressonância é indicada em pacientes com suspeita clínica de endometriose para confirmação do diagnóstico. É um exame muito importante porque tem um amplo campo de visão da pelve, possibilitando mapeamento dos focos de endometriose, da sua extensão e do acometimento dos órgãos pélvicos, auxiliando também no tratamento inclusive no planejamento cirúrgico. Grupo Meddi investe em equipamentos modernos e possui equipe com experiente para realização e avaliação desses exames”, destacou a profissional.  

O IHEF Imagem realiza, além da ressonância, outros exames capazes de identificar tanto a endometriose como outras doenças, com uma equipe preparada para realização desses exames, oferecendo confiança, rapidez nos resultados e segurança, garantindo um diagnóstico preciso.  

Serviço:   

O que: Exames de ressonância magnética  

Onde: IHEF Imagem, rua Aristides Novis, 64, centro, Feira de Santana  

Quando: Segunda a sexta, das 06h30 às 22h   

sábado das 06h30 às 18h 

  

  

SOBRE O IHEF???   

O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.?   

Desde 2014 é prêmio Top?of?Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria?Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificações de qualidade como a ISO 9001 e a Acreditação PALC.?   

 

Informações à Imprensa:  

DANILO CARITANNI / JULIANA VITAL  

Mais notícias