26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 17/07/2022

Pesquisa aponta crescimento da procura de homens por atendimento médico

Ouvir a matéria:
Pesquisa aponta crescimento da procura de homens por atendimento médico

Dados do Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), do Sistema Único de Saúde (SUS), mostra que o número de homens que buscaram atendimento médico cresceu 49,96% entre 2016 e 2020. Foram cerca 425 milhões de atendimentos feitos em 2016, quatro anos depois, cerca 637 milhões de homens se tornaram pacientes, representando esse aumento.  


Médicos destacam que muitos homens buscam atendimento apenas quando sentem algum sintoma, não mantendo um acompanhamento de rotina com especialistas, necessário para identificar e tratar doenças precocemente. No entanto, o aumento dos atendimentos dos homens é um bom indicativo.  


Segundo a Dra. Rejane Mendonça, alguns homens tomam a inciativa de buscar atendimento médico a partir do incentivo de suas parceiras. 


“Os homens estão se cuidando mais, e muitos, quando veem o resultado positivo de suas companheiras também querem melhorar e buscar tratamentos para a saúde”, destaca a nutróloga.  


O principal motivo que impede muitos homens de cuidar da saúde segundo a médica, é o preconceito, que dificulta a procura por considerarem desnecessário o cuidado com a saúde, colocando algo que é essencial em segundo plano. É preciso ter força de vontade para mudar hábitos, destaca ela.  


"Alguns decidem mudar os hábitos, já outros acham que não precisam, pensam que se não tem nenhum sintoma, estão bem. Cuidar de forma preventiva da saúde é essencial, não se pode esperar a chegada dos sintomas para cuidar. Muitas vezes já é tarde”, alerta Dra. Rejane.  


KEYLA PEREIRA / MOISÉS BRITO 

Mais notícias