30 de junho de 2022
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 19/06/2022

Doação de sangue: A cada bolsa doada quatro pessoas podem ser salvas

Ouvir a matéria:
Doação de sangue: A cada bolsa doada quatro pessoas podem ser salvas

Celebrado no dia 14 de junho, o Dia Mundial do doador de sangue é um utilizado para conscientização sobre a importância desse ato que pode salvar vidas. Essencial para diversos tratamentos e intervenções urgentes, o sangue pode ajudar pacientes que sofrem de condições com risco de morte, necessário em procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. 


O estoque de sangue facilita o processo de transfusão em situações de emergência, por isso, há a necessidade de manter o abastecido em hospitais e bancos de sangue. Quando necessário, campanhas são realizadas para que pessoas que se submeterão a tratamentos e cirurgias possam utilizar antes. 


Processo de doação  


Para ser doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos que pesem mais de 50kg, no entanto, menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.  


Segundo a coordenadora do Banco de Sangue do IHEF Laboratório, Josilda Brandão, o processo para a doação de sangue é simples e rápido, porém, é preciso estar em boas condições de saúde para realizar o procedimento.   


“Para doar é preciso comparecer ao banco de sangue com documento original com foto, estar bem de saúde e alimentado. A doação de sangue ajuda a salvar vidas, já que uma bolsa de sangue pode salvar 4 vidas. Mulheres podem doar a cada 3 meses e homens cada 2 meses”, destacou a coordenadora.  

 

A quantidade de sangue retirada na coleta não afeta a saúde do doador, pois, a recuperação ocorre logo após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml.  


O IHEF Laboratório, através do IHEF Banco de Sangue atende a Feira de Santana e região, realizando coleta de sangue e transfusão tanto na clínica quanto nos principais hospitais. Seguindo rigorosas normas e padrões técnicos de qualidade a fim de garantir a qualidade do sangue ofertado, o IHEF conta com uma equipe de médicos hematologistas e hemoterapeutas, além de outros profissionais, utilizando estrutura e equipamentos de última geração.   

  

Serviço:  

O que: Banco de Sangue IHEF  

Quando: De segunda a sexta-feira das 7h às 17h   

Onde:  IHEF Laboratório, localizado no Edifício Medical Service, Av. Getúlio Vargas 854, centro   

Quanto: Gratuito 



SOBRE O IHEF   

O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.   


Desde 2014 é prêmio Top?of?Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria?Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificações de qualidade como a ISO 9001 e a Acreditação PALC.   

 


Informações à Imprensa 

DANILO CARITANNI / JULIANA VITAL

Mais notícias