30 de junho de 2022
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 11/06/2022

Vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente para evitar surto da doença

Ouvir a matéria:
Vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente para evitar surto da doença

Provocada pelo vírus da Influenza, a gripe é uma infecção viral que atinge o sistema respiratório e pode ser transmitida facilmente. A doença pode causar sintomas leves, mas também pode levar a casos mais graves, podendo provocar a morte de pessoas mais vulneráveis, como idosos, grávidas e crianças menores de 6 anos.  


Pessoas acometidas pela doença podem apresentar diversos, sintomas, no entanto, os principais são febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça. 


Existem três subtipos de Influenza, H1N1, H3N2 e tipo B, não havendo grandes diferenças entre eles, apenas nas proteínas específicas que cada um tem em sua superfície. As formas de prevenção e tratamento são as mesmas.  


Vacinação 


O meio mais eficaz para evitar casos graves e óbitos por gripe é a vacinação, que deve ser reforçada anualmente, para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos de risco. 


Segundo a Enfermeira responsável técnica pelo IHEF Vacinas, Fabiana Porto, qualquer pessoa acima de 6 meses pode se vacinar contra a gripe, evitando que mais pessoas sejam contaminadas e reduzindo número de casos ativos da doença. 


“A vacina da gripe é muito importante, pois previne contra as cepas da Influenza H1N1 e H3N2.  Na rede privada, o imunizante protege também das duas cepas da influenza B e contra a influenza causada pelo vírus Darwin, detectado em 2021. Quando não vacinada, a pessoa fica suscetível a adquirir a gripe e transmitir para outras pessoas que também não foram vacinadas. Isso causa um aumento de número de casos”, ressaltou  


Se comparado a outros tipos de gripe, a H1N1 é a que apresenta mais risco de morte do paciente, já que os sintomas podem se agravar no decorrer da infecção, considerada o tipo mais agressivo da doença, caso não seja tratada adequadamente.  


O IHEF Vacinas oferece o serviço de vacinação contra a Influenza, que protege da H1N1, H3N2, duas cepas da Influenza B e influenza causada pelo vírus Darwin, tanto para crianças como para adultos. A campanha de imunização segue até durarem os estoques do imunizante.


?Basta procurar a unidade do IHEF Vacinas que funciona no IHEF Kids, no Edifício Ícone Tower, loja 08, de segunda a sexta, das 07h às 16h e aos sábados das 07h às 10h.   


Serviço:   


O que: Campanha de Vacinação contra a gripe  

Quando: Segunda a sexta das 07h às 16h, sábado de 07h as 10h 

Onde: IHEF Vacinas que funciona no IHEF Kids, no Edifício Ícone Tower, loja 08 

Quanto: Consultar valores através do telefone (75) 2101-5000 

 

SOBRE O IHEF??

  

O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.?   


Desde 2014 é prêmio Top?of?Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria?Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificações de qualidade como a ISO 9001 e a Acreditação PALC.?   


Informações à Imprensa 

DANILO CARITANNI / JULIANA VITAL

Mais notícias