18 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 29/03/2022

Quais os riscos do implante capilar?

Ouvir a matéria:
Quais os riscos do implante capilar? implante capilar é um poderoso aliado dos homens que sofrem com baixa autoestima devido à calvície. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o implante capilar é o terceiro procedimento mais procurado pelos homens. A vaidade, no entanto, não deve impedir de se analisar os riscos envolvidos. Por se tratar de uma cirurgia, oferece riscos e os resultados nem sempre são perfeitos. Saiba quais são os cuidados que se deve ter antes de decidir voltar a ficar cabeludo.Quais tipos de implante posso escolher?
A escolha da melhor técnica para o seu implante capilar vai depender das condições de calvície - e isso será determinado juntamente com o seu médico. Mas, para que você já fique por dentro do assunto, as técnicas mais usadas e conhecidas são o FUT e o FUE.
O FUT (sigla em inglês para Transplante de Unidade Folicular) retira uma faixa do couro cabeludo da área doadora (geralmente na nuca e laterais da cabeça), separa os fios e só então os transplanta para a parte onde há calvície. Esse tipo de método é mais rápido, mas deixa uma cicatriz linear.
Já o FUE (Extração das Unidades Foliculares), como o nome já diz, extrai e transplanta, com instrumentos específicos, as unidades capilares individualmente, o que não deixa nenhuma cicatriz linear.

Cuidados antes da cirurgia
Como qualquer procedimento cirúrgico, o implante pode oferecer riscos (mesmo que pequenos) durante e após a cirurgia. Por isso, é necessário que se tenha alguns cuidados, que começam antes mesmo de entrar na sala de cirurgia. No pré-cirúrgico, o paciente deve evitar cortar os cabelos da área doadora, não fazer uso de álcool, cigarro, drogas e medicamentos como anti-inflamatórios, antialérgicos e anticoagulantes.

Cuidados após a cirurgia
No pós-cirúrgico é necessário seguir à risca todas as instruções que o médico passar, que são basicamente: tomar os remédios receitados nos horários corretos, fazer a primeira lavagem dos cabelos no dia seguinte em consultório com o auxílio de uma enfermeira, dormir nas 3 primeiras noites com a cabeça elevada, evitar exercícios leves durante 5 dias e esportes coletivos ou de impacto nas 3 semanas após a cirurgia, além de não forçar a retirada das "casquinhas".

Riscos depois da cirurgia
Por ser minimamente invasivo, o implante capilar tem poucas ocorrências de problemas graves no pós-cirúrgico. Os riscos mais comuns são a cicatriz (nos casos do FUT) e o crescimento insuficiente ou queda dos fios transplantados, que costuma ser reversível. Especialistas ainda dizem que algumas complicações também podem ocorrer, como hematomas, inchaço na área, coceira e a formação de casquinhas, porém nada grave. A melhor maneira de evitar riscos é escolher profissionais qualificados, que saberão orientá-lo em qualquer momento do procedimento.

Queda após o implante
O implante capilar é um procedimento longo, que pode demorar de 2 a 3 horas (ou até mais) dependendo da área. Pode haver queda de cabelo na área do implante, mas como o procedimento passa por vários estágios durante a cicatrização, essa fase é temporária.

Cabelo de boneca
Se for feito um transplante capilar (quando são utilizados seus próprios fios) a chance de rejeição ou de ficar com aparência de peruca ou "cabelo de boneca" são praticamente nulas. Já se forem usadas próteses sintéticas, o procedimento pode não ter o sucesso desejado. Para que seja realizado o processo de "transplante" de fios, é necessário que haja fios com folículos saudáveis (normalmente nas laterais da cabeça e na nuca).

Pós-operatório dolorido
Vale saber que o pós operatório do FUT é doloroso e, como foi dito, deixa uma cicatriz linear. Já com o FUE, a recuperação é rápida, praticamente indolor e sem cicatrizes.  Se o procedimento por algum motivo der errado, é possível corrigi-lo utilizando outra técnica, depende da avaliação médica.

Há vantagens em fazer um implante?
A parte mais vantajosa em se fazer um implante capilar, sem dúvida, é a elevação da autoestima. Procure um especialista e, se for o seu caso, encare o implante sem medo.

Por G1





Mais notícias