26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 28/02/2022

Manchas de pele no verão: conheça tratamentos para evitar e tratar as imperfeições

Ouvir a matéria:
Manchas de pele no verão: conheça tratamentos para evitar e tratar as imperfeições

As manchas na pele surgem em qualquer estação, mas no verão elas se tornam mais frequentes. Os raios solares e a falta de uso de protetores reforçam a produção de melanina, resultando nas indesejadas manchas. Neste período, com a radiação mais intensa, muitas pessoas se expõem mais ao sol e esquecem de passar e reaplicar o protetor solar.


De acordo com a dermatologista Camila Reis, professora do curso de Medicina da Faculdade Pitágoras, "a exposição solar sempre gera um desgaste ao nosso DNA. Esse processo se reflete através das rugas, ressecamento, envelhecimento precoce e, nos casos mais severos, o câncer de pele", diz". Por isso, é tão importante se proteger e usar um filtro solar apropriado para encarar a estação.


Com essa alta exposição, a melanina- pigmento responsável por dar cor à pele e pelos, além de protegê-los dos raios ultravioletas - é produzida de maneira mais acelerada, originando as lesões cutâneas. Dentre as manchas mais comuns estão os melasmas. Na pele negra, por apresentar, geneticamente, mais melanina, elas surgem numa quantidade maior e se tornam mais aparentes.


"Essas marcas são mais difíceis de tratar. No entanto, isso não significa que seja impossível de clareá-las", afirma, alertando sobre os riscos de intensificar o problema. "A região apresenta uma quantidade maior de melanina e, consequentemente, mancha com mais facilidade. Sendo assim, é preciso atenção redobrada durante o tratamento, para não agredir a pele e piorar o quadro, estimulando o surgimento de novas manchas na pele", explica.


A especialista lista métodos para prevenir as lesões na pele:

1- Aplicar o filtro solar 30 minutos antes de se expor ao sol;

2- Reaplicar o produto a cada duas horas ou após cada mergulho, seja na praia ou piscina;

3- Usar quantidade de protetor suficiente para cada parte do corpo;

4- Evitar se bronzear nos horários de exposição solar mais agressivos, entre 10h e 16h;

5- Utilize sempre um guarda-sol;

6- Bonés e chapéus ajudam a proteger o rosto.


A dermatologista orienta sobre tratamentos eficazes no combate às indesejáveis marcas corporais que surgem com o passar dos anos. "É importante fazer esfoliação semanalmente, isso ajuda a remover células mortas; também indico cremes clareadores e uso de produtos com vitamina C. Essa rotina pode ser desenvolvida em casa, sem necessidade de especialista. Mas para potencializar os efeitos temos tratamentos feitos em clínicas, como microagulhamento e peeling, por exemplo", aconselha a médica, lembrando que indicação de tratamentos deve ser realizada por profissionais habilitados.

Contatos para a imprensa:?

Ideal H+K Strategies

Agência Ideal

Atendimento PR: Juliete Neves

Mais notícias