25 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 05/02/2022

Especialista alerta para uso irracional de suplementos vitamínicos

Ouvir a matéria:
 Especialista alerta para uso irracional de suplementos vitamínicos

Com medo da pandemia e na tentativa de fortalecer o sistema imunológico, muitas pessoas começaram a tomar por conta própria complexos vitamínicos popularmente conhecidos como "complexos A Z". Esses suplementos alimentares, que são vendidos sem prescrição médica se consumidos em excesso e sem necessidade podem trazer malefícios a saúde, causando a hipervitaminose.

 

De acordo com a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Faculdade Unime Lauro de Freitas, Tassara Moreira, o uso dessas vitaminas só deve ser feito se existe déficit no organismo. "O excesso da suplementação, principalmente a suplementação sem análise prévia nutricional e médica pode ocasionar agravos para a saúde. Como exemplo temos o excesso de vitamina C, que pode ocasionar o cálculo renal, quando utilizada em superdoses", pontua.

 

Algumas vitaminas tomadas em excesso podem simplesmente ser eliminadas do corpo, mas outras, como a vitamina A, D, K e E, acabam acumulando no organismo e trazendo algumas sequelas. Por exemplo, o excesso de vitamina D pode levar a sobrecarga dos rins, veias e artérias. No caso da vitamina E em excesso pode causar hemorragias. "O excesso na suplementação da vitamina E pode sim levar a quadros de hemorragias, porém isso acontece apenas com superdoses, já que a vitamina E em excesso pode causar alterações nos nossos mecanismos de coagulação sanguínea, além de náuseas, cefaleia, fadiga.", aconselha.

 

Caso você não tenha nenhuma deficiência grave, a melhor saída é a reeducação alimentar, rica em vegetais, proteínas e gorduras boas, esses alimentos oferecem os micronutrientes em proporções biologicamente equilibradas.

 Ideal H+K Strategies

Agência Ideal

Por Juliete Neves

Mais notícias