O Ministério da Saúde informou em nota na noite desta quinta-feira (23) que o aplicativo ConecteSUS foi restabelecido após ter ficado fora do ar desde o dia 10 deste mês em decorrência de um ataque hacker. Segundo a pasta, a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 ainda pode apresentar instabilidade, devido ao grande volume de acessos.

No dia 10 de dezembro, o site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers. O site do ministério voltou a funcionar no mesmo dia do ataque, mas o ConecteSUS estava inacessível desde então.
Além da dificultar o acesso da população a dados referentes à saúde e a obtenção do certificado de vacinação contra a covid-19, o ataque prejudicou a atualização do boletim diário com a situação epidemiológico da doença no país, pois vários estados estavam com dificuldade de atualizar seus dados referentes a casos e mortes, pois o e-SUS Notifica também foi afetado. Outro sistema atingido foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).
A autoria do ataque cibernético foi assumida por "Lapsus$ Group". No dia do ataque, o ministério informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados pela pasta para apoiar as investigações sobre o caso.
Edição: Fábio Massalli
Por Agência Brasil
SAÚDE
Instituto pioneiro no Brasil em combate ao câncer de pulmão será lançado em Salvador
SAÚDE
Presidente da Alba, Ivana Bastos, é internada na UTI com quadro de inflamação intestinal
SAÚDE
Outubro Rosa: conheça os direitos garantidos por lei às mulheres com câncer de mama
SAÚDE
Bahia e Governo Federal anunciam mais de R$ 365 milhões para construção de novas unidades de saúde em 129 municípios
SAÚDE
Ovos: conheça curiosidades sobre esse alimento versátil e nutritivo
SAÚDE
Atividade física pode prevenir cerca de 45% dos casos de demência, afirma estudo
SAÚDE
Outubro Rosa: Bahia dá início ao mutirão de 40 mil mamografias na capital e interior do estado
SAÚDE
Infecções por Aedes aegypti aumentam risco de complicações no parto
SAÚDE
ANS inclui medicamentos contra lúpus na cobertura de planos de saúde
SAÚDE
Nova diretriz brasileira associa obesidade a risco cardiovascular
SAÚDE
Nova terapia freia avanço do Alzheimer
SAÚDE
Produtos vendidos como ultra- proteicos se espalham como atalho para performance e bem-estar
SAÚDE
CXSaúde Brazil realiza primeira edição em Feira de Santana
SAÚDE
Ações contra planos de saúde disparam 1.000% na Bahia em sete anos
SAÚDE
Anvisa determina apreensão de lote falso de Mounjaro e de medicamento para câncer
SAÚDE
Suplementos em alta: consumo cresce no Brasil impulsionado pela prática esportiva e redes sociais
SAÚDE
Novo medicamento que retarda perda cognitiva causada pelo Alzheimer chega ao Brasil
SAÚDE
Agosto Verde-Claro convoca atenção ao diagnóstico e tratamento dos Linfomas
SAÚDE
Idoso "ressuscita" uma hora após ter óbito declarado em hospital da Bahia