16 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 12/11/2021

Novembro Azul - mais de 40% dos casos de câncer no Nordeste, são de próstata

Ouvir a matéria:
O câncer de próstata é a neoplasia mais comum entre os homens na Região Nordeste, responsável por cerca de 40,7% dos novos casos de câncer na população masculina. Segundo Instituto Nacional de Câncer (Inca), o risco estimado da doença nesta região brasileira é de 72,35 para cada 100 mil homens. Por outro lado, o professor do curso de Medicina da Pitágoras Eunápolis, Jadir Paiva, explica que a doença pode ser diagnosticada ainda no início, aumentando as chances de cura.

O urologista diz que o câncer de próstata é silencioso quando está em sua fase inicial e aponta a importância de ter atenção aos sintomas. "Na fase inicial, ele não apresenta sintomas, e quando os sinais começam, quase 95% dos tumores já se apresentam avançados, dificultando a cura. Neste período os sintomas mais comuns são dor óssea, sintomas urinários, queda do estado geral, insuficiência renal, dores fortes. Por isso, é importante realizar os exames regularmente."

O professor da Pitágoras indica que o exame de toque e o de sangue (PSA), sejam feitos anualmente, a partir dos 50 anos de idade. Para quem possui fatores de risco e histórico familiar, os exames devem ser iniciados aos 45 anos. No entanto, destaca que o exame de toque é tão importante quanto o exame de sangue, onde ambos propiciam maior chance de identificação de anomalias. "Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata são diagnosticados exclusivamente pelo exame de toque", alerta.

Jadir acrescenta que o toque retal é simples e rápido, podendo ser feito no próprio consultório médico. "Leva alguns segundos e não causa dor. Este é o momento em que o médico avalia se existe algum nódulo ou se a próstata aparenta estar maior do que deveria, podendo então encaminhar o paciente para o tratamento mais adequado", explica.

O especialista indica que, além do exame regular, os homens podem manter hábitos saudáveis no dia a dia, para prevenir não só o câncer de próstata, mas diversos tipos de câncer. "A prevenção total, primária, não é possível, porém estilo de vida saudável, alimentação e principalmente o diagnóstico precoce salvam vidas", orienta o professor.

Faculdade Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog da Pitágoras.

Sobre a Kroton



A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse Kroton.


Atendimento PR: Juliete Neves

Mais notícias