24 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 16/09/2021

Dia Nacional de combate a trombose lembra a importancia da realização de exames e prevenção

Ouvir a matéria:
Dia Nacional de combate a trombose lembra a importancia da realização de exames e prevenção


Comemorado nesta quinta-feira (16), o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose busca chamar atenção da população para riscos e formas de prevenção da trombose. Em média, 180 mil novos casos de trombose são registrados por ano no Brasil. Justamente por isso, é importante realizar exames de forma periódica. 

 

A trombose é caracterizada pelo desenvolvimento de um coágulo (trombo) dentro de um vaso sanguíneo. Isso causa o entupimento do vaso e dificulta o retorno venoso ao coração, acometendo principalmente as veias das pernas (trombose venosa profunda) e pulmões (embolia pulmonar).  

 

O "peso" desses distúrbios é incalculável: milhões de vidas perdidas e bilhões de dólares gastos para tratar e cuidar dos indivíduos acometidos. Alexsandra Costa, biomédica do IHEF Laboratório, explica que, atualmente, 2 a cada mil brasileiros sofrem de Trombose Profunda.  

"A doença possui um diagnóstico difícil, pois os sintomas podem passar despercebidos. Os sintomas normalmente são dor, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura na região em que se formou o coágulo. Existe também a Trombose Arterial que são coágulos formados nas artérias, bloqueando totalmente o fluxo sanguíneo", esclarece. 

 

Para a trombose, os fatores de risco são idade superior a 40 anos, mobilidade reduzida, histórico prévio ou familiar da doença, presença de varizes e obesidade.  

 

Para diminuir os casos no país é fundamental focar em medidas para redução da trombose, bem como no esclarecimento à população das suas causas e principalmente prevenção.  

 

Alexsandra lembra a importância de realizar exames regularmente para manter o controle da saúde e realizar a prevenção de forma eficiente. "No IHEF Laboratório, um dos exames mais procurados é o dímero-D. É um exame simples, apenas com uma punção, não precisa marcar, não precisa de jejum e não precisa de solicitação médica. É possível ser feito também em domicílio. 

 

O dímero-D, também conhecido como D-dímero, é um dos produtos da degradação de fibrina, que é uma proteína que está envolvida com a formação do coágulo. Assim, quando existem alterações no processo de coagulação, é possível que exista uma maior quantidade de dímero-D no organismo.  

 

Trombose e Covid-19 

Com o coronavírus, o corpo corre um risco maior da formação de coágulos sanguíneos. Um estudo publicado pelo jornal oficial da Sociedade Internacional de Trombose e Hemostasia mostra que 25% dos pacientes de internação com Covid-19 apresentam embolia pulmonar ou trombose venosa profunda de membros inferiores. 

 

Por isso, é comum que os pacientes com Covid-19 internados recebam uma profilaxia de trombose com heparina. No entanto, é importante também que sejam avaliados de perto para medir os níveis de fibrina, quantidade de plaquetas e tempo de protrombina e os sintomas apresentados. 

 

Sobre o IHEF      

O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.    

 

Desde 2014 é prêmio Top of Mind no seguimento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificações de qualidade como a ISO 9001 e a Acreditação PALC.    

 

 

 

Informações à Imprensa 

JULIANA VITAL / THAIS FIGUEIRED

Mais notícias