23 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 28/08/2021

Vacinas previnem doenças virais e bacterianas típicas do inverno

Ouvir a matéria:
 Vacinas previnem doenças virais e bacterianas típicas do inverno

Com a quedas das temperaturas, o número de pessoas com gripesresfriados e pneumonia aumenta, o que pode se complicar no caso de quem já sofre com sinusite, otiteasma, amidalite e rinite, por exemplo. Evitar ambientes fechados, higienizar as mãos com frequência, se alimentar de maneira adequada evitar tocar os olhos, o nariz e a boca está entre as medidas simples para evitar doenças como a gripe. A intervenção mais importante, no caso de Influenza, Pneumonia e Meningite, no entanto, é a vacinação. 


De acordo com o médico pneumologista José de Souza Neto, o fato de haver maior incidência de certas doenças virais e bacterianas ligadas ao trato respiratório durante o inverno tem a ver com uma série de fatores como: mudanças bruscas de temperatura, umidade elevada, ar seco eprincipalmente, porque no frio as pessoas permanecem mais juntas e em ambientes fechados, aumentando a transmissão de doenças respiratórias que se propagam pelo ar através de gotículas e aerossóis na saliva de pessoas doentes. 


Ele ressalta que, em um cenário de pandemia como o atual, a prevenção de doenças respiratórias virais ligadas ao inverno segue as mesmas orientações: uso de máscaras, evitar ambientes fechados e pouco ventilados, higienização das mãos, evitar tocar em olhos e boca (mucosas) com as mãos sujas. "Ao diminuir a circulação de vírus respiratórios no inverno estamos protegendo aqueles que podem desenvolver formas mais graves da doença, como crianças, idosos e pessoas com imunidade baixa. Além disso, nos pacientes com doenças respiratórias crônicas, infecções virais podem precipitar crises de asma e rinite alérgica", frisa. 


Conforme o pneumologista, vacinação é essencial para diminuir a ocorrência e, principalmente, reduzir a transmissão e as formas graves das doenças respiratórias. Ele alerta: "é muito importante que todos mantenham seus calendários vacinais atualizados desde a primeira infância. Entre os adultos, deve-se atentar para a vacinação anual contra Influenza e, em grupos indicados, vacinação antipneumocócica (Pneumo13 e Pneumo23) que previnem formas graves de pneumonia". 


José de Souza Neto relembra que os médicos pediatra, clínico e pneumologista podem orientar e indicar as vacinas necessárias para cada paciente, além daquelas preconizadas pelo Ministério da Saúde em todo o país, oferecidas gratuitamente pelo SUS e reforça a importância da vacinação completa contra a Covid-19 como uma medida importante e eficaz na redução de casos graves de coronavírus e na circulação do vírus, evitando mutações e avançando no controle da pandemia. 


De acordo com Fabiana Porto, responsável técnica do IHEF Vacinas, no ano passado, o laboratório aplicou 597 doses de imunizantes para prevenir tais doenças típicas do inverno: 350 doses de Influenza, contra a gripe; 120 doses de Pneumo 13 e 26 doses de Pneumo 23 contra pneumonias bacterianas, além de 38 doses de Meningococica ACWY e 63 doses de Meningococica B, para a prevenção de meningites. Por conta do cenário de saúde pública atual, a previsão do laboratório é que a demanda seja triplicada.  


Diferencial 


Perguntada sobre o diferencial do IHEF Vacinas, Fabiana Porto é taxativa: "equipe treinada e capacitada para oferecer um atendimento individualizado e humanizado com técnicas que diminuem a dor da aplicação".  


Quem optar pela vacinação domiciliar, pode agendá-la através do site, do call center (75) 2101-5000 ou do [email protected].  


SOBRE O IHEF???   

O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.?   


Desde 2014 é prêmio Top?of?Mind no seguimento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria?Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificações de qualidade como a ISO 9001 e a Acreditação PALC.?   

   

 
 

 

  

Informações à Imprensa       

JULIANA VITAL 

Mais notícias