24 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 17/06/2021

Profissionais recebem orientações como prevenir e tratar síndrome de Burnout

Ouvir a matéria:
Profissionais recebem orientações como prevenir e tratar síndrome de Burnout

Prevenir para que a relação com o trabalho acabe se transformando em estresse, ansiedade e nervosismo intensos foi discutida hoje, 16, em mais um QualiMob voltado a profissionais da mobilidade urbana do município.

O psicólogo Alfredo de Moares orientou como identificar e tratar os sintomas da síndrome de Burnout, distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocado por condições de trabalho desgastantes. 

Segundo o especialista, a compulsão em demonstrar seu próprio valor, incapacidade de se desligar do trabalho, negação das próprias necessidades (falta de bom sono, alimentação adequada ou tempo para o lazer), fuga de conflitos ou também a reinterpretação de valores pessoais figuram entre os sintomas mais frequentes.

"Esse é o momento de buscar imediatamente tratamento com um profissional de saúde", alerta. O diagnóstico é realizado por meio de uma consulta com psicólogo ou psiquiatra. Alfredo explica que assistência psicológica ajudará o paciente a "entender de que forma o trabalho está atingindo-o", evitando uma patologia mais séria, como um quadro depressivo.

A pessoa afetada pela doença por recorrer a tratamento medicamentoso ou psicoterapias que possibilitam encontrar estratégias de controle dos sintomas e combate ao estresse, a exemplo de atividade física regular e exercícios de relaxamento.

Na lista de recomendações para evitar a síndrome de Burnout estão: reservar um tempo para praticar atividades físicas e momentos de lazer; evitar álcool e outras drogas; incluir hábitos saudáveis na rotina; buscar melhores condições de trabalho e não hesitar em procurar ajudar profissional ao primeiro sintoma.

O secretário de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, considerou oportuno o momento para que servidores se conscientizem de que a "saúde mental é tão importante quanto a física", especialmente no contexto da pandemia.

Informações por SECOM/PMFSA

Mais notícias