25 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 09/06/2021

Maior hospital pediátrico do Brasil registra recorde de internações por Covid-19

Ouvir a matéria:
Maior hospital pediátrico do Brasil registra recorde de internações por Covid-19

O Pequeno Príncipe, o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, em Curitiba (PR), registrou na última segunda-feira (7) 22 internações de crianças e adolescentes por Covid-19, sete delas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com informações da Folha de S.Paulo, este é o maior número desde o início da pandemia.

O número de mortes infantojuvenis no Brasil, mesmo com a proporção de internações com relação ao público geral se mantendo estável desde o início da pandemia, o aumento do número absoluto de hospitalizações tem chamado atenção.

Países como Estados Unidos e Israel já estão vacinando jovens entre 12 e 15 anos. No Reino Unido e na Suíça a vacinação foi aprovada há cerca de uma semana, mas a imunização ainda não começou. 

De acordo com o infectologista Francisco Ivanildo Oliveira, gerente médico do Sabará Hospital Infantil, em São Paulo, a tendência é que o país passe a ver mais casos em crianças e jovens conforme a vacinação avançar nos grupos mais velhos, o que já aconteceu nos EUA e no Reino Unido.

Já para o infectologista Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, o aumento das hospitalizações e mortes em crianças reflete o crescimento da doença em todas as faixas etárias. "São 1.500 mortes, tem muita criança morrendo, mas continuam representando 0,3% do total de óbitos."

Ainda segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o infectologista diz que os dados apontam que metade dos jovens mortos por Covid tinha comorbidades. "Os extremos, os menores de um ano e os de 18 e 19 anos, são maiores [reúnem as maiores taxas] do que o resto. Prematuridade e obesidade na adolescência estão entre os fatores de risco."

No Hospital Pequeno Príncipe, a maioria das crianças e adolescentes internados tinha ao menos uma comorbidade. "São crianças com doenças neurológicas, renais, diabéticas, cardiopatas. Chama atenção o fato de que essas crianças estão sendo contaminadas em casa. Elas não estavam indo para a escola", diz o pediatra Victor Horácio de Souza Costa Junior. .

No total, a unidade hospitalar registrou 84 internações por Covid-19 entre março e dezembro de 2020, com cinco mortes. Neste ano, foram 125 hospitalizações, com seis mortes.

Em meio a esse aumento de casos, uma discussão está sendo travada sobre a segurança da vacina para os mais jovens. Existem registros de efeitos colaterais como casos de mioperiocardite, especialmente em homens entre 16 e 24 anos.

Ainda sugundo a Folha, outra questão levantada pelos especialistas é que crianças e adolescentes infectados podem apresentar comprometimento cardíaco após a infecção por Covid-19, assim como ocorre com os adultos

Informações por B News

Mais notícias