26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 19/03/2021

Exames de imagem a favor da saúde da mulher

Exames de imagem a favor da saúde da mulher

Em dados gerais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que o câncer de colo de útero é o 4º tipo mais frequente de neoplasia maligna em mulheres, sendo responsável por cerca de 311 mil óbitos todos os anos. No Brasil, as regiões Norte e Nordeste são as que registram maior número de casos da doença; sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo de útero chega a ocupar a 2ª posição entre os mais incidentes na população feminina dessas regiões. 


Eembora no mês de conscientização da campanha nacional – Março Lilás – as atenções estejam voltadas principalmente à prevenção, com destaque para o “Papanicolau”, realizado para detectar precocemente as lesões, especialistas alertam também para importância dos exames de imagem no estadiamento da doença, ou seja, no processo de identificação do local exato e do avanço, ou extensão do câncer no organismo. 


Segundo a OMS, a taxa de mortalidade poderia ser reduzida com programas mais eficazes de triagem e tratamento. 


Quando o paciente tem o diagnóstico, é preciso fazer o estadiamento clínico, para saber se há ou não uma doença sistêmica, se há ou não metástases. E aí a imagem – tanto a ressonância quanto a tomografia computadorizada – têm um papel fundamental, porque as pacientes podem apresentar metástases hepáticas, metástases pulmonares, metástases ósseas. Outro exame importante que entra nesse estadiamento das pacientes com câncer é o PET/CT, que é a tomografia computadorizada acoplada ou acondicionada com emissão de pósitrons”, explica a médica coordenadora da Global Laudos, empresa do Grupo Meddi, Rúbia Campos, sobre o exame que, ao utilizar molécula de glicose marcada, é capaz de detectar alterações que acontecem a nível molecular. 

 

Para cada fase, um cuidado 

O câncer de colo de útero é uma doença de desenvolvimento lento, cujo principal agente é o papilomavírus humano (HPV), sexualmente transmissível. As lesões precursoras podem ser identificadas a partir do teste de Papanicolau, e a experiência de países desenvolvidos, com o rastreamento citológico, a cobertura e o tratamento precoce indicam que a incidência pode ser reduzida em até 80%. Por isso – destacam os médicos – o exame de rotina é essencial. “O diagnóstico do câncer de colo uterino hoje é feito pelo ginecologista no estudo clínico, com Papanicolau. Esse é o diagnóstico precoce do câncer do colo uterino, que as mulheres fazem na fase reprodutiva”, afirma a Dra. Rúbia Campos, que adverte sobre a importância dos cuidados e do acompanhamento médico de rotina. 


Alta definição para o estadiamento e tratamento terapêutico 

Uma vez diagnosticado o câncer de colo de útero, no entanto, os exames de imagem se configuram como recursos importantes para a identificação de prognósticos fidedignos, melhora do estadiamento, interpretação e escolha dos métodos terapêuticos e procedimentos menos invasivos. Através de ressonância magnética, por exemplo, pode-se verificar a extensão e identificar se a lesão atingiu outros órgãos e tecidos – fator fundamental para a eficiência do tratamento. 


Estudos demonstram que exames de imagem permitem a avaliação mais precisa das características do tumor, e pesquisas apontam ainda para a importância da avaliação por ressonância na análise de comprometimento dos paramétrios, parede pélvica, bexiga, reto, linfonodos e metástases. 


“Seguramente, a imagem – ressonância, ultrassonografia, tomografia – sempre entrarão no fluxo de estudo desses pacientes com câncer em algum momento, com papel fundamental para o estadiamento e para direcionar todo o tratamento e conduta que o oncologista e o cirurgião tomarão a partir daí”, observa Rúbia Campos. 


Outras doenças 

De acordo com a médica coordenadora da Global Laudos, exames de imagem – como ultrassonografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada, PET/CT e mamografia – são importantes também para o tratamento de outros tipos de câncer e doenças que afetam diretamente a saúde da mulher. 


Imagens de ressonância magnética podem contribuir para diagnosticar comprometimento de outros órgãos, e o exame tomográfico permite a visualização para saber se o câncer se espalhou para gânglios linfáticos, abdome ou demais partes do corpo. Além disso, o ultrassom é geralmente um dos principais exames indicados quando há suspeita de câncer de ovário – uma doença silenciosa, em que 75% dos diagnósticos se dão já em fase avançada –, e a mamografia, por sua vez, está diretamente relacionada à detecção do câncer de mama em estágio inicial, passível de cura. 


“A ressonância magnética e a tomografia têm papel importante nesses cânceres femininos. Outro câncer importante para o qual a imagem é fundamental é o câncer de mama. O diagnóstico pode ser feito por ultrassonografia, mamografia, ressonância magnética das mamas”, exemplifica Rúbia Campos, que completa “a imagem tem papel fundamental no diagnóstico e estadiamento de vários tipos de câncer”. 

Ampliação do Parque Tecnológico para exames de imagem, em Feira de Santana 

Referência em realização de exames de imagem no interior da Bahia, o IHEF Clínica de Imagem ampliou o Parque Tecnológico que dá suporte a esse tipo de tratamento. Nas duas unidades do Grupo Meddi, além dos exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia e mamografia, são realizados também exames de densitometria óssea, raio-X digital, punções e biópsias. Os laudos são assinados por profissionais altamente qualificados nas mais diversas subespecialidades da radiologia. 

 

A ampliação do parque tecnológico – que conta hoje com 8 ultrassons – tem como foco contribuir com técnicas de tratamento que podem resultar em um prognóstico mais favorável para as pacientes que estão sendo agora diagnosticadas e tratadas em Feira de Santana.   

 

Gerente operacional da Clínica, Albert Brandão destaca ainda que o IHEF Clínica de Imagem incorporou protocolos de segurança, frente à pandemia, mas continua com atendimentos nos três turnos – manhã, tarde e noite – com agendamentos inclusive aos finais de semana para melhor atender à população feirense.  “A Clínica de Imagens do IHEF é a maior do interior da Bahia, tanto do ponto de vista estrutural, como do ponto de vista tecnológico, e dispõe dos exames mais simples aos mais complexos, com equipe especializada, referência em qualidade de imagem e humanização do atendimento”, afirma. 

Mais notícias