27 de outubro de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 21/09/2020

Estudo sugere que infecção por dengue pode criar imunidade para a Covid-19

Estudo sugere que infecção por dengue pode criar imunidade para a Covid-19

Um estudo liderado pelo pesquisador brasileiro Miguel Nicolelis, professor da Duke University, sugere que pessoas que foram infectadas pela dengue possam desenvolver uma espécie de imunidade contra a Covid-19. Segundo a pesquisa, ainda não publicada e compartilhada exclusivamente com a agência de notícias Reuters, locais com taxas mais baixas de infecção por coronavírus, e crescimento mais lento de casos, foram os mesmos que sofreram intensos surtos de dengue em 2019 e 2020.

Nicolelis destaca uma correlação significativa entre menor incidência, mortalidade e taxa de crescimento da Covid-19 em populações no Brasil onde os níveis de anticorpos para dengue eram mais elevados. Em estados como ParanáSanta CatarinaRio Grande do SulMato Grosso do Sul Minas Gerais, com alta incidência de dengue no ano passado e no início deste ano, o coronavírus demorou muito para atingir um nível de alta transmissão na comunidade em comparação com estados como AmapáMaranhão e Pará, que tiveram menos casos de dengue.

O estudo levanta, assim, a possibilidade “de uma reatividade imunológica cruzada entre os sorotipos de Flavivirus da dengue e o SARS-CoV-2”, ou seja, dos anticorpos dos vírus. “Se comprovada como correta, essa hipótese pode significar que a infecção por dengue ou a imunização com uma vacina eficaz e segura contra a dengue poderia produzir algum nível de proteção imunológica contra o coronavírus”, afirma Nicolelis.

O pesquisador disse à Reuters que os resultados são particularmente interessantes, já que estudos anteriores mostraram que pessoas com anticorpos da dengue no sangue podem apresentar resultados falsamente positivos para anticorpos da Covid-19, mesmo que nunca tenham sido infectadas. “Isso indica que há uma interação imunológica entre dois vírus que ninguém poderia esperar, porque os dois são de famílias completamente diferentes”, apontou, acrescentando que mais estudos são necessários para comprovar a conexão. A pesquisa foi publicada antes da revisão por pares no servidor de pré-impressão MedRxiv e será submetida a uma revista científica. Por Jovem Pan


Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias