30 de setembro de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 31/07/2020

Fiocruz fecha acordo para produzir vacina de Oxford no Brasil em dezembro

Fiocruz fecha acordo para produzir vacina de Oxford no Brasil em dezembro

OMinistério da Saúde divulgou, nesta sexta-feira (31/7), novos detalhes sobre o acordo que o Brasil está firmando com a empresa AstraZeneca, responsável pela produção da vacina de Oxford contra a Covid-19. A negociação foi formalizada em um primeiro documento – chamado de memorando de entendimento – entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a farmacêutica e prevê a transferência de tecnologia para que a imunização comece a ser produzida no Brasil ainda em dezembro.

O governo fará um investimento de R$ 522,1 milhões na estrutura do laboratório Bio-Manguinhos e outros R$ 1,3 bilhão em despesas referentes aos pagamentos do contrato de encomenda tecnológica, que incluem os insumos necessários para a fabricação da imunização. A vacina de Oxford está na fase 3 de testes – que comprovam segurança e eficácia em grandes grupos de pessoas – e é um dos métodos de imunização mais promissores do mundo.

A Fiocruz já recebeu as informações técnicas para ajustar seu parque industrial. “Demos mais um passo importante para a formalização do acordo entre os laboratórios. Essa ação do governo federal significa um avanço para o desenvolvimento de tecnologia nacional e de proteção da população brasileira”, diz Camile Giaretta, diretora de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

O próximo passo é a assinatura do acordo de encomenda tecnológica, que deve ser finalizado na segunda semana de agosto. Este será o documento que garantirá o acesso às 100 milhões de doses do insumo da vacina — 30 milhões entre dezembro e janeiro, e 70 milhões no primeiro semestre de 2021.

A vacina produzida no Brasil será distribuída pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS). O acordo com a AstraZeneca também garante domínio de uma plataforma para desenvolvimento de outras vacinas, como a da malária. Informações por Metrópoles 

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias