23 de outubro de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 11/04/2020

Quarentena: como limpar a casa, de quanto em quanto tempo e quais produtos usar

Quarentena: como limpar a casa, de quanto em quanto tempo e quais produtos usar

Nesse período de quarentena, como limpar a casa para evitar a contaminação pelo coronavírus? Os produtos têm que ser diferentes? E com qual regularidade a faxina deve ser feita?

Para saber estas respostas, o G1 consultou os infectologistas Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, e Jean Gorinchteyn, do Hospital Emílio Ribas, de São Paulo.

Eles explicam como devem ser as rotinas de limpeza das famílias durante esse período de quarentena e de pandemia do novo coronavírus e quais devem ser os cuidados a serem tomados no caso de um dos moradores estar doente ou ter suspeita de infecção.

Famílias sem suspeitos de infecção pelo coronavírus

Como deve ser a faxina e com quais produtos?

Os especialistas afirmam que a limpeza pode ser feita com água sanitária e desinfetante.

"Com a água sanitária, devem ser lavados chão, paredes, cubas, pias. Pode usar desinfetante principalmente para limpeza do interior do vaso sanitário e também na própria pia depois da aplicação do hipoclorito [de sódio]", afirma Gorinchteyn.

"Os cômodos devem ser mantidos arejados e bem ventilados. Na limpeza de superfícies, deve ser utilizada água sanitária. Para evitar a descoloração de algum material, a utilização de pano umedecido com álcool pode ser uma medida muito higiênica e segura para a limpeza também", diz Gorinchteyn.


"A utilização de aspiradores para pisos com tapetes ou carpetes é uma opção, ou optar pela limpeza com panos umedecidos com água sanitária para outros pisos."

Com qual regularidade a faxina deve ser feita?

Segundo Weissmann, a limpeza deve ser feita uma vez ao dia. Mas Gorinchteyn afirma que a regularidade deve ser maior em portas, maçanetas e torneiras, por exemplo, já que estes são locais que são tocados com mais regularidade. "Devem ser higienizados de preferências duas a três vezes ao dia, assim como as cubas, as pias e os vasos sanitários."

Que cuidado deve ser tomado quando alguém sai para trabalhar ou para ir ao mercado ou à farmácia?

Weissmann afirma que o primeiro cuidado é tirar os sapatos antes de entrar em casa e deixar em uma área externa, se possível. "Também deve tirar a roupa e colocá-la para lavar e higienizar objetos pessoais, como óculos, bolsa e celular. Depois, deve limpar a maçaneta e evitar tocar nos objetos em casa. Aí, lavar as mãos com água e sabonete ou tomar um banho", diz Weissmann.

Os cuidados são parecidos com o do item anterior, mas eles devem se estender também para o ambiente de trabalho. Por isso, Weissmann afirma que é importante higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel, além de evitar tocar nos olhos, nariz e boca.

"É bom manter uma distância mínima de 1,5 ou 2 metros dos colegas de trabalho. Também deve manter o ambiente bem ventilado", diz Weissmann.

Famílias com infectados ou com suspeitos de infecção

Como deve ser a faxina e com quais produtos?

Os infectologistas afirmam que a limpeza deve ser mais rigorosa no caso de a família ter algum caso confirmado ou suspeito de Covid-19.

"Quem fizer a limpeza, deve usar luvas e máscara. Tem que limpar diariamente as superfícies em que haja contato mais frequentes, como maçanetas, corrimões, mesas, cadeiras, sofás, pias, torneiras, interruptores, telefone, teclado, entre outros. Para a limpeza e desinfecção, recomenda-se usar os produtos habituais ou, preferencialmente, uma solução de água sanitária", afirma Weissmann.

Eles afirmam que o infectado deve ser mantido em um cômodo isolado. Por isso, ele próprio acaba realizando boa parte da própria limpeza desse quarto.

"Todos os itens, sejam as roupas de cama ou toalhas que estejam no interior do quarto, devem ser colocadas de forma adequada em um saco plástico. Quem for buscar essas roupas deve usar luvas, e as luvas também devem ser desprezadas em outro saco plástico, assim como papéis, papel higiênico e lenços de papel utilizados [pelo infectado]", diz Gorinchteyn.

Segundo ele, as roupas utilizadas devem ser lavadas imediatamente em uma máquina de lavar sozinhas, sem roupas de outros moradores. Para a limpeza, podem ser usados os produtos usuais, como sabão em pó e amaciante.

"Talheres e copos devem ser higienizados de uma forma muito cuidadosa, preferencialmente pré-lavados pelo paciente dentro de um cômodo que tenha um banheiro. Caso contrário, o ideal seria fazer a manipulação disso com luvas e máscaras. Se puder usar copo, garfo e faca descartáveis, é melhor para não ter esse risco [de contaminação]", afirma Gorinchteyn.

Sabão em barra e água sanitária são aliados na limpeza da casa contra o coronavírus — Foto: Reprodução/TV GloboSabão em barra e água sanitária são aliados na limpeza da casa contra o coronavírus — Foto: Reprodução/TV Globo

Sabão em barra e água sanitária são aliados na limpeza da casa contra o coronavírus — Foto: Reprodução/TV Globo

Com qual regularidade a faxina deve ser feita?

Segundo Weissmann, a faxina na casa deve ser diária para evitar novas infecções. Já dentro do cômodo em que o infectado está isolado, Gorinchteyn afirma que ela pode ser menos frequente para diminuir um possível contato com as outras pessoas da casa.

Tem algum cômodo que deve receber atenção especial?

Weissmann afirma que o banheiro deve ter uma limpeza mais cuidadosa, pois o vírus pode ser eliminado pelas fezes. "Mas não se sabe até que ponto esse achado tem relação com a transmissão. Também é necessário ter maior atenção com as superfícies em que a pessoa com Covid-19 possa ter tocado."

Gorinchteyn afirma ainda que a atenção do banheiro deve ser especial porque "é um lugar em que [resíduos] são liberados, sejam de tosse com catarro, sejam secreções da higienização de nariz". Por isso, segundo ele, é muito importante aplicar desinfetantes e água sanitária com cuidado no cômodo.

"Se [o infectado] não tiver um banheiro [só para ele] e tiver que sair do quarto, todo vez que ele usar o banheiro, alguém vai lá, limpa com água sanitária e passa o álcool nas torneiras. Tudo com luvas descartáveis", afirma Gorinchteyn.

Quem deve fazer a faxina dos cômodos que o infectado ou o suspeito de infecção ocupa?

Segundo Weissman, a limpeza deve ser feita preferencialmente pela própria pessoa com a infecção, que deve ficar em um quarto exclusivo e ter um banheiro de uso somente seu, se possível.

Mesmo assim, como já foi colocado acima, de tempos em tempos, o infectado vai passar as suas roupas sujas, talheres e toalhas para outro morador poder fazer a limpeza destes itens. Por isso, segundo Gorinchteyn, deve ser eleita uma única pessoa para realizar estes serviços.

"O cuidador deve fazer todos os serviços de levar comida, pegar os pratos, pegar o material que deve ser descartado, como roupas e tudo mais", diz Gorinchteyn.

Segundo o especialista, o ideal é que seja alguém que não seja de grupo de risco, de preferência um jovem sem nenhuma comorbidade.

"Os cuidadores devem tomar cuidado. Após cada contato, devem promover a higienização adequada até a região dos punhos com água e sabão. Deixar 40 segundos essa mistura com espumas. Aí fazer uma reaplicação do álcool gel para garantir realmente a eliminação eventual do vírus", afirma Gorinchteyn. G1


Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias