29 de maio de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 24/03/2020

Psiquiatra Irismar Reis alerta para necessidade de mudança no comportamento para lidar com tristeza

Psiquiatra Irismar Reis alerta para necessidade de mudança no comportamento para lidar com tristeza

O médico psiquiatra Irismar Reis disse, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (24), que um dos métodos que podem ser usados pelas pessoas que sentem tristeza durante a pandemia do coronavírus é a "ativação comportamental", que é usado no tratamento da depressão.

"Um dos melhores tratamentos psicológicos da depressão é a ativação comportamental. Você faz uma lista de coisas que tem que fazer e tenta fazer essas coisas. Você pode fazer lista de livros que nunca leu ou cuidar do guarda-roupa ou do jardim. Há pequenas coisas que você pode fazer no dia anterior. Ativação comportamental é uma das formas de lidar com tristeza e depressão. Porque no momento em que você atua e faz alguma coisa, tira o foco da depressão", diz ele.

O psiquiatra alerta que, na depressão, as pessoas tendem a ficar "rumindando" pensamentos que parecem não ir embora.

"Como não temos muito controle sobre o que passa na cabeça e como não temos controle sobre o que a gente sente, a gente tem algum controle sobre o comportamento. Então escolhendo o que a gente faz a gente pode tirar o foco das coisas que a gente não tem controle", declarou Irismar.

METRO 1

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?