20 de setembro de 2020
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 07/03/2020

Brasil soma 14 casos de coronavírus após mais uma confirmação no RJ

Brasil soma 14 casos de coronavírus após mais uma confirmação no RJ

Foi confirmado, na noite desta sexta-feira (6), o 14º caso de infecção pelo SARS-CoV2 (novo coronavírus que causa a doença covid-19). Trata-se de um paciente com histórico de viagem internacional e que foi testado positivo no estado do Rio de Janeiro.

É o segundo caso confirmado da doença no estado do Rio em pouco mais de 24 horas. São Paulo tem 10 infectados (incluindo uma adolescente assintomática). Bahia e Espírito Santo têm um caso cada.

Os dois únicos pacientes que não têm histórico de viagem ao exterior vivem em São Paulo e são parentes do primeiro caso diagnosticado com covid-19 no país: um empresário de 61 anos, que apresentou sintomas após retomar da Itália.

O Ministério da Saúde aguarda o exame de contraprova de uma mulher de 53 anos, que testou positivo para SARS-CoV2 em um laboratório particular no Distrito Federal, onde está internada. Se validado pelo Instituto Adolfo Lutz, será o 15º caso no Brasil.

Casos monitorados

A pasta ainda monitora 768 casos suspeitos. Outros 480 já foram descartados.

Em ao menos 88 países, são mais de 100 mil infectados pelo SARS-CoV2 — cerca de 80% na China, epicentro da epidemia. Coreia do Sul, Irã e Itália também possuem alto número de casos.

O Ministério da Saúde passa a considerar caso suspeito todo viajante procedente da América do Norte, Europa, Ásia ou da Austrália que apresente febre e sintomas respiratórios. Isso põe fim à lista de 36 países que era usada até então.

"Nós chegamos agora a uma fase em que a orientação de fazer nexo com país de transmissão, para um país como o Brasil, não há mais porque manter essa orientação da Organização Mundial da Saúde", afirmou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

"São 14 estados que têm voo internacional. São 198 voos internacionais por dia, são 43 mil pessoas por dia que chegam de voos internacionais — 30 mil são brasileiros e 13 mil são estrangeiros, na média. [...] A gente não vai mais pedir que as pessoas façam nexo por país", acrescentou.

Com informações do R7



Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias