18 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 26/06/2019

SUS poderá fazer cirurgia de redesignação sexual do sexo feminino para masculino

SUS poderá fazer cirurgia de redesignação sexual do sexo feminino para masculino

Uma série de procedimentos médicos, incluindo a cirurgia relativa à chamada "redesignação sexual" feminina para homens trans pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi autorizada pelo Ministério da Saúde.

 

A cirurgia passou a compor a tabela de procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais de acordo com a portaria nº 1.370 publicada no Diário Oficial nesta segunda-feira (24). Segundo apurado pelo portal G1, os procedimentos só podem ser oferecidos por quem solicitou o atendimento por meio de ação judicial.

 

A pasta informou que a redesignação sexual no sexo feminino consiste em "vaginectomia e metoidioplastia com vistas à transgenitalização feminino para masculino impostas por decisão judicial".

 

A cirurgia em questão consiste na remoção de toda a vagina ou parte dela. Já a metoidioplastia é um procedimento que inclui tratamento hormonal para fazer com que o clitóris se aproxime ao tamanho e à forma de um pênis.

 

A reportagem do G1 destaca que ainda não está autorizada no SUS a redesignação sexual sem que o paciente entre com ação judicial pedindo a mudança de sexo. A nova portaria indica que o paciente deve ter idade de 21 a 75 anos. O tratamento inclui a cirurgia e o acompanhamento clínico pré e pós-operatório. BN

Mais notícias