27 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SAÚDE - 11/04/2019

Gestação tardia pode oferecer riscos para a mãe e o bebê

Gestação tardia pode oferecer riscos para a mãe e o bebê

As famílias jovens têm optado, cada vez mais, por postergar os planos de reprodução. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos 10 anos, o índice de gestações em mulheres entre 30 e 39 anos aumentou de 22,5% para 30,8%.

Graças ao avanço da medicina, é possível que a gravidez ocorra no momento escolhido pelo casal – mesmo que ela não ocorra naturalmente – por meio de técnicas modernas de fertilização. No entanto, a decisão de adiar a maternidade pode ocasionar complicações capazes, inclusive, de colocar em perigo a vida da mãe e do bebê.

O ginecologista-obstetra e especialista em gestação de alto risco do Hospital Santa Marta, Dr. Helio Mitiharo, explica que uma gravidez é considerada tardia a partir dos 32 anos. “Claro que estamos falando de possibilidades. Não há uma regra. Entre 32 e 35 anos, as mulheres podem desenvolver hipertensão, diabetes ou hipotireoidismo”.

Dr. Helio ressalta que é fundamental receber orientação médica antes e durante a gestação, a fim de  prevenir ou controlar qualquer problema. “Nesses casos, o acompanhamento pré-natal precisa ser muito mais intenso. As consultas devem ser mais constantes e os exames mais específicos”, justifica.

O médico acrescenta que, geralmente, a gravidez de risco tem maior incidência entre mulheres que já possuem fatores de risco, como diabetes ou excesso de peso.

Parto prematuro 

Para o pediatra e neonatologista do Hospital Santa Marta, Dr. Marcos Guimarães, também existe uma correlação entre a idade da gestante e a prematuridade. “Uma gestação tardia é considerada uma gravidez de risco, e esse risco pode significar tanto problemas para a mãe quanto para o bebê”, afirma o médico, citando intercorrências como aborto, atraso no crescimento e Síndrome de Down.


DIVULGAÇÃO
DivulgaçãoPin this!

Dr. Marcos Guimarães, coordenador unidade maternoinfantil do HSM


Quando não há histórico de parto prematuro (antes de 37 semanas de gestação), tampouco fatores de risco associados, o assunto pode ser evitado. O fato é que nem sempre é possível prever a prematuridade e, em muitos casos, não se consegue associá-la a uma causa específica.

Os últimos dados divulgados pela pesquisa Nascer no Brasil: inquérito nacional sobre parto e nascimento, revelam que a taxa de prematuridade brasileira, de 11,5%, é quase duas vezes superior à observada nos países europeus, sendo 74% desses prematuros tardios (34 a 36 semanas gestacionais).

Entre as estatísticas de partos prematuros está o caso da Andréa Sobreira, 42 anos, mãe de quatro filhos, incluindo a mais recente — a bebê Elena Aviva Theodora, fruto de fertilização in vitro, que nasceu em março, com 36 semanas. “Lutamos com sucesso para chegar até onde chegamos. E com a graça de Deus deu tudo certo! Sou laqueada há oito anos. Ela foi a guerreira de quatro embriões que colocamos”, comemora.

Andréa teve várias intercorrências na gestação e diz que recebeu todo o suporte necessário no Hospital Santa Marta. “Cada vez que precisei, fui bem atendida. Gostaria de frisar meu agradecimento e engrandecimento a toda equipe, pois foram excelentes, do obstetra Fábio Passos, aos técnicos e anestesista. Foram fantásticos! Fui muito bem assistida durante a cirurgia”, relembra.

O diferencial no atendimento também foi destacado pelo suporte na maternidade e na UTI Neonatal. “Foram fantásticos conosco, nos passaram segurança e um esclarecimento sobre tudo que seria feito lá”, relata.


DIVULGAÇÃO/HSM
Divulgação/HSMPin this!

Andréa fez promessa para raspar a cabeça, assim como o esposo e o obstetra, assim que Elena tivesse alta


De acordo com Andréa, inicialmente, havia apenas de 1% a 8% de chances de sucesso na fertilização, no entanto, ela obteve sucesso na primeira tentativa. “Apesar de todas as intercorrências da gestação, dores, doenças que apareceram e tudo mais, sabíamos que ela era a filha da promessa”.

Além de reconhecer o diferencial de toda a equipe, Andréa afirma que o ambiente foi favorável para trocar experiências. “Compartilhei experiências com outras mães e encontrei uma força inimaginável. Todos foram maravilhosos. Ver esse sonho se tornar real, por esses profissionais, não tem preço”, reconhece.

Atenção especial

A UTI Pediátrica é destinada a crianças, a partir de 29 dias até os 14 anos, que precisam de cuidados intensivos. A supervisora da UTI Neopediátrica, Lívia de Pieri, explica que a unidade conta com recursos adequados para prestar a assistência completa que esses pacientes necessitam. “Com a UTI pediátrica, proporcionamos mais segurança para os bebês prematuros que precisam ser transferidos da Neonatal”, afirma.

O coordenador da Unidade Materno Infantil do Hospital Santa Marta, Dr. Marcos Guimarães, explica que a UTI é um lugar para recuperação e indicada para casos instáveis, quando os pacientes precisam de uma intervenção mais intensiva e mais rápida. A UTI também recebe casos pós-operatórios, como cirurgias cardíacas e de grande porte que demandam um cuidado mais de perto durante 24 horas. METRÓPOLES

Mais notícias