A Prefeitura de Coité realiza pelo segundo ano o circuito Gonzagão, considerado o maior circuito forrozeiro da região sisaleira. No local se apresentam mais de 50 artistas locais, valorizando a cultura junina. Para o diretor de cultura da cidade, Artur Áriston, a ação visa resgatar a tradição do lugar.
“Nós buscamos sempre o resgate cultural e a manutenção das nossas raízes”, disse.
Na oportunidade, cada distrito reforça suas manifestações culturais dentro do festejo, a exemplo do Forró Jegue, tradicional de Aroeira, a fogueira de cair, em Almas, o rapa, em Bandiaçu e as alvoradas realizadas também em nos distritos de Salgadália e Juazeirinho, além de muito forró no distrito de São João.
Os artistas que se apresentam são selecionados por uma comissão local de cada distrito. A ação promovida pela gestão municipal tem o objetivo de fazer com que a população se envolva na organização da festa.
“Nos preocupamos muito em envolver a comunidade na realização de eventos culturais, isso aproxima as pessoas, reforça a identidade e, também, garante que a maioria esteja satisfeita”, conta Fabiana Masini, secretária de administração.
Sendo favorável ao São João raiz, Coité se destaca por atrair turistas para viver a verdadeira experiência junina do interior.
“A gente faz uma grande festa, com as pessoas da nossa cidade, com o nosso jeito e isso tem atraído turistas que fecham excursões para conhecer as nossas tradições. Isso é muito gratificante para nós que acreditamos muito nessa lógica de fortalecimento da cultura”, afirma o prefeito Marcelo Araújo (União Brasil).
Luiz Gonzaga, homenageado no festejo junino do município, também dá nome à lei que prevê a utilização de 80% da verba para contratação de artistas do forró e manifestações culturais como quadrilhas.
“Em Coité, nós já destinamos 100% dos recursos para artistas de forró e investimos em todas as manifestações culturais locais. Somos apoiadores das quadrilhas da cidade que representam Coité. Nós valorizamos as ‘pratas’ da casa e a população reconhece a importância disso”, reforça o gestor municipal.
Por Bahia.ba