15 de julho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SALVADOR - 03/06/2024

Ponto da Moda abre inscrições para curso gratuito de costura industrial

Ponto da Moda abre inscrições para curso gratuito de costura industrial

Estão abertas até dia 7 de junho as inscrições para mais uma edição do curso gratuito de Operador Polivalente do Setor de Confecção do Ponto da Moda. O projeto, que conta com patrocínio da Braskem e realização da Lavoro Brasil, terá as aulas realizadas no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai, em Salvador. Para concorrer a uma das 40 vagas disponibilizadas, o interessado deve ter mais de 18 anos, estar desempregado e ter uma renda familiar inferior a dois salários-mínimos, além de, preferencialmente, ser morador da região da Cidade Baixa.

 

As inscrições devem ser realizadas pelo link disponibilizado na página da Lavoro Brasil, no Instagram (@lavorobrasil). Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à página onde também será publicada a convocação para os testes de seleção. Essa etapa, que é eliminatória, ocorre de 10 a 14 de junho, na sede do projeto. A pontualidade durante a fase de testes, será um dos critérios de seleção. A divulgação dos aprovados ocorre entre os dias 17 e 21 de junho, e a matrícula dos aprovados será realizada entre os dias 19 e 21 de junho, de forma presencial e com as comprovações a serem exigidas e divulgadas também na página da Lavoro Brasil, no Instagram. E quanto a aula inaugural do curso será realizada no dia 25 do mesmo mês.

 

"O projeto visa formar operadores polivalentes para o setor de confecção, com a possibilidade de, ao final do curso, esses profissionais estarem aptos a participar de processos seletivos em uma das fábricas de confecção de Salvador e Região Metropolitana ou para empreenderem, montando seus próprios negócios, já que também estarão capacitados para isso”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia. Ela ressalta, ainda, que para isso, o Ponto da Moda conta com um laboratório com modernos equipamentos e ferramentas utilizados nas linhas de produção industrial, além de instrutores altamente qualificados.


Ex-aluno do Ponto da Moda, Jonatas de Carvalho Silva, de 19 anos, conta que o projeto o ajudou a conquistar seu primeiro trabalho. “Quando eu comecei o curso, descobri os diversos tipos de máquinas, agulhas, linhas e tecidos. Antes achava que uma máquina fazia todos os detalhes da roupa em si”, explica o jovem, que trabalha há um ano e cinco meses na Polo Salvador, uma das fábricas do Condomínio Bahia Têxtil.

 

Milena Santos da Silva, de 44 anos, é outra ex-aluna do Ponto da Moda que também já está atuando na área. “Sempre tive o desejo de aprender a costurar e uma amiga, que sabia deste sonho, me falou do curso. Resolvi fazer para me realizar e mudar de profissão”, explica. Há seis meses ela trabalha como Auxiliar de Produção também em uma das fábricas do Condomínio. “O curso foi muito rico em aulas teóricas e principalmente práticas. Aprendi do zero e tudo o que sei foi graças ao Ponto da Moda. Até então nunca tinha pegado em uma máquina de costura, e o curso me proporcionou isso”, garante.


Polivalente - O objetivo do curso é formar operador polivalente do setor de confecção que tenha o domínio no manuseio de diferentes máquinas utilizadas no segmento. No total, serão 350 horas- aulas distribuídas em cinco módulos sobre: Costura Industrial (Módulo Técnico-Específico), Desenho Técnico, Empreendedorismo, Sustentabilidade e o Projeto Final de Curso. “No encerramento do curso promovemos um desfile onde os alunos apresentam suas próprias criações, desfilando as peças concebidas e produzidas por eles mesmos”, destaca Waldemar Araújo, sócio-diretor da Lavoro Brasil e coordenador do Ponto da Moda.


As aulas são realizadas na Rua do Uruguay, 151, Uruguai, nos turnos matutino e vespertino, possibilitando a adesão de acordo com a disponibilidade de horários dos participantes. Ao final das atividades, os alunos receberão um certificado. O Ponto da Moda, que desde o início já formou 125 profissionais, tem o apoio do Condomínio Bahia Têxtil, do Arranjo Produtivo Local de Confecções da Bahia (APL Confec-BA), do Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest) e do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC).

 

SERVIÇO l Projeto Ponto da Moda

O quê: curso de operador polivalente do setor de confecção

Inscrições: 3 a 7 de junho de 2024

Link: página da Lavoro Brasil, no Instagram (@lavorobrasil)



Sobre a Braskem

 

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os mais de oito mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente a melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 70 países.

Por Assessoria

Mais notícias