18 de junho de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SALVADOR - 17/11/2023

Mercado Rio Vermelho reúne chefs de todo o Brasil e da Bahia para evento gastronômico

Mercado Rio Vermelho reúne chefs de todo o Brasil e da Bahia para evento gastronômico

O Mercado do Rio Vermelho foi palco da 8ª edição do Mesa Ao Vivo Bahia, evento gastronômico que reuniu, nos dias 15 e 16 de novembro, 28 chefs renomados de todo o Brasil e da Bahia, incluindo da própria Ceasinha. Organizado pelo Mundo Mesa, uma ampla plataforma de gastronomia que proporciona experiências, o evento, o primeiro realizado no espaço, contou com o apoio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), que administra o equipamento, de Turismo (Setur) e de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

“Uma grande conquista do governo do Estado, a partir da convergência de três secretarias estaduais que atraem para cá, para que possamos, não só fomentar e estimular o crescimento e a pujança da gastronomia baiana, porque isso dialoga com o turismo, como também estimular esse equipamento para que as pessoas entendam que, no pós-pandemia, a Ceasinha já está voltando ao normal, com aumento da procura por boxes, e a nossa ideia é dialogar com esses chefs para que eles possam ancorar os seus serviços e transferir tecnologia”, afirmou o secretário da SDE, Ângelo Almeida.

Para o diretor executivo do Mundo Mesa, Georges Schnyder, o Mercado do Rio Vermelho é um grande templo da comida baiana. “[A Ceasinha] é um espaço de renovação da gastronomia baiana. O que se tem no mercado é o que a gastronomia da Bahia pode oferecer aos baianos e ao mundo. O Mesa [Bahia] traz chefs de todo o Brasil para se encontrarem com chefs da Bahia, eles se conhecem e trocam técnicas e ingredientes. Uma grande integração da gastronomia do Brasil inteiro", explicou o organizador.

Proprietária do restaurante Culinária de Terreiro, localizado no Boulevard Shopping, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Solange Borges, 60, foi uma das chefs convidadas a apresentar seus dotes culinários. Filha de baiana de acarajé, Solange contou que aprendeu a cozinhar com nove anos de idade. “Toda mulher preta na Bahia sabe cozinhar. Primeiro, porque a gente aprende por necessidade, mas hoje empreendo para poder mostrar nossa cultura, nossa matriz, a minha agrovila, e as mulheres negras na Bahia são empreendedoras, sabem cozinhar e fazem comidas muito boas”, defendeu. Na sua apresentação, Solange mostrou o ‘Beiju Rústico Aberto’. “Sou uma chef de cozinha que gosta de cozinhar com muita simplicidade. O beiju rústico aberto é só ralar o aipim, colocar na frigideira e rechear ao seu modo”, apresentou.

Estudante de Gastronomia, Eduarda Mota, 22, moradora da cidade de Tanquinho, no Território de Identidade do Portal do Sertão, afirmou que o evento foi muito importante para a sua futura carreira profissional. “Conheci grandes chefs que jamais imaginaria conhecer. Tive muitas dicas e, aqui no Mercado do Rio Vermelho, além de me interessar pelos pratos, já tenho a oportunidade de comprar os ingredientes nos boxes e levar para casa para testar”, disse a universitária.

Durante o evento, os participantes também puderam experimentar o “Melhor do Mercado”, um tour por todos os boxes, além de poder provar as delícias da Ceasinha. O espaço, localizado na Avenida Juracy Magalhães Júnior, 1624, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos e feriados de 7h às 14h, com Praça de Alimentação até às 16h.



Fotos Rafael Martins/GOVBA


Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
www.comunicacao.ba.gov.br

Mais notícias