04 de março de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SALVADOR - 24/09/2023

Intervenção policial resulta na morte de mais de 40 pessoas no mês de setembro

Intervenção policial resulta na morte de mais de 40 pessoas no mês de setembro

Ao menos 45 pessoas morreram em confronto protagonizado pelas organizações criminosas e as forças de segurança da Bahia neste mês de setembro. De acordo com informações do g1, a maioria das mortes aconteceram durante operações policiais em bairros periféricos de Salvador.

Conforme os dados apresentados pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP-BA), dos 46 mortos, 45 eram integrantes de facções criminosas ou suspeitos de outros crimes, como homicídios, e houve troca de tiros em todas as situações. Em um desses embates para combater o avanço das organizações no estado, o policial federal Lucas Caribé foi morto.

As intervenções policiais que culminam em um alto número de mortos vem se perpetuando no estado desde 2022. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, somente no ano passado, a Bahia liderou o ranking de mortes violentas no país, com quase 7 mil assassinatos. A SSP, contudo, contesta os dados e frisa que houve uma redução nas mortes pelo estado em razão das operações. De acordo com a pasta, de janeiro a agosto deste ano, as atividades das forças policiais resultaram uma redução de 4,3%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A fim de conter as chegadas das facções na Bahia, o governo federal em parceria com o governo da Bahia encaminhou três viaturas blindadas. Os veículos foram embarcados em um navio da Marinha, no porto do Rio de Janeiro, na segunda-feira (18), mas ainda não têm data para começarem a circular. Além disso, cerca de 400 policiais federais integram a força-tarefa das megaoperações para o combate ao tráfico de drogas.

Relembre casos:  

6 de setembro: sete homens foram mortos em uma operação policial em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia;6 de setembro: um homem, o último foragido suspeito de matar 10 pessoas em uma chacina em Mata de São João, Região Metropolitana de Salvador(RMS), foi morto em troca de tiros Dias D’Ávila, também na RMS;3 a 7 de setembro: 11 suspeitos de integrar facções criminosas foram mortos em troca de tiros com a Polícia Militar nos bairros de Alto das Pombas e Calabar, que são vizinhos. Durante os dias de operações, mais de 15 moradores dos bairros foram feitos reféns por suspeitos;10 de setembro: 2 pessoas foram mortas no Engenho Velho da Federação, bairro que fica próximo ao Alto das Pombas e Calabar;15 de setembro: 4 suspeitos e um policial federal foram mortos no bairro de Valéria, durante uma operação da Polícia Civil em conjunto com a Polícia Federal;16 a 21 de setembro: 10 suspeitos de envolvimento na ação que resultou na morte do policial federal foram mortos em Salvador e cidades da região metropolitana;22 de setembro: cinco suspeitos de integrarem facções criminosas foram mortos em Águas Claras, bairro de Salvador, e um foi morto em Feira de Santana, a 100 km da capital baiana;23 de setembro: cinco suspeitos mortos após dois confrontos com policiais militares na madrugada deste sábado (23), na cidade de Crisópolis, a cerca de 212 km de Salvador.Por Bahia.ba

Mais notícias