19 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SALVADOR - 08/01/2021

Detectado em Salvador primeiro caso de reinfecção com mesma mutação do coronavírus

Detectado em Salvador primeiro caso de reinfecção com mesma mutação do coronavírus

Cientistas identificaram em uma mulher de Salvador, capital baiana, o primeiro caso de reinfecção no Brasil com uma mutação do coronavírus encontrada inicialmente na África do Sul e que provoca preocupação mundial. A informação foi publicada, nesta sexta-feira (8), pelo Jornal O Globo.

A linhagem com a mutação da Bahia é a mesma identificada pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro, cuja descoberta foi anunciada em dezembro, e, apesar de ser diferente da sul-africana, compartilham a mutação E484K, que preocupa porque atinge uma região crucial do coronavírus, podendo tornar o vírus ainda mais transmissível

Uma das preocupações envolve a suspeita de que essa mesma mutação afeta também a região do vírus alvo da maioria das vacinas. Uma outra mutação da linhagem encontrada no Reino Unido e que já se espalhou por mais de 30 países atinge a mesma região do coronavírus.

Liderado por Bruno Solano, do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e do Hospital São Rafael, em Salvador, o estudo foi submetido à revista Lancet e a descoberta já foi comunicada ao Ministério da Saúde e às autoridades de saúde da Bahia.

“Esse tipo de estudo é essencial para compreender a propagação da pandemia e identificar a tempo mudanças no vírus que possam ter impacto na transmissão e nas vacinas”, destacou Solano.

Mutação
A mutação altera o chamado RDB, o ponto em que o Sars-CoV-2 se liga às células humanas, sendo a região mais crítica da proteína mais importante do coronavírus, a espícula ou S, alvo da maioria das vacinas e dos anticorpos neutralizantes produzidos pelo sistema imunológico. Como é o ponto de ligação entre o vírus e as células, o RDB é atacado pelos anticorpos.

Porém, a mutação confere ao vírus o que os cientistas chamam de mecanismo de escape. Ou seja, as mudanças genéticas fazem com que os anticorpos percam a especificidade contra o RDB porque ele já não é mais o mesmo, deixando de neutralizar o vírus. Informações por B News

Mais notícias