27 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SALVADOR - 05/08/2019

Salvador inicia censo para identificação de portadores de doença falciforme na cidade

Salvador inicia censo para identificação de portadores de doença falciforme na cidade

Um censo para identificar pessoas com doença falciforme que residem em Salvador foi iniciado pela prefeitura da cidade nesta segunda-feira (5). O levantamento segue aberto por um mês, até o dia 5 de setembro nas 134 unidades básicas da capital. Além dos postos de saúde, o cadastramento também ser feito através do link.

 

A gestão municipal destaca que devem participar do censo portadores do agravo, pessoas com suspeita da patologia ou que tenham casos na família.

 

“Nossa ideia é identificar os portadores da doença falciforme e encaminhá-los para tratamento em nossa rede especializada. Sabemos que trata-se de uma doença hereditária e não temos como trabalhar com a prevenção, mas poderemos garantir o suporte necessário para assegurar a qualidade de vida dos pacientes com a assistência integral gratuita em nossa cidade”, explicou a técnica do Campo Temático de Doença Falciforme da SMS, Marivone Monteiro.

 

Salvador é a capital brasileira com maior incidência de doença falciforme, patologia hereditária que acomete predominantemente pessoas negras. A estimativa é de que no município a cada 455 habitantes, um tenha o agravo. No último ano, foram cadastrados 1.106 pacientes nos ambulatórios especializados da cidade e foram feitas 2.300 notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) na capital. No mesmo período, 56 crianças nasceram com a doença.

 

Durante todo o ano, os postos de saúde ofertam a eletroforese de hemoglobina, exame para detecção da doença em pessoas que não a identificaram no período neonatal através do Teste do Pezinho. O resultado fica pronto em aproximadamente 10 dias.

 

Os principais sintomas da doença falciforme são a anemia crônica, palidez, cor amarelada na pele e no branco dos olhos, causada por níveis elevados de bilirrubina no sangue (icterícia); inchaços nos pés e mãos, geralmente com muita dor; além de crises dolorosas nos ossos. Também podem ser registrados atraso no crescimento, feridas nas pernas e tendência a infecções.

Mais notícias