26 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

SALVADOR - 25/11/2018

Petrobras: cúpula da Petros já sabia de corrupção em obra de nova sede

Petrobras: cúpula da Petros já sabia de corrupção em obra de nova sede

A cúpula do fundo de pensão da Petrobras (Petros) já tinha conhecimento há pelo menos seis anos dos indícios de desvios e corrupção envolvendo a construção na nova sede da estatal em Salvador.

É o que comprovam os documentos obtidos pela coluna Satélite, do Correio*, datados em 10 de novembro de 2012.

À época, dois segurados da Petros enviaram correspondência ao então presidente do Conselho Fiscal do fundo, Silvio Sinedino, na qual relatam suspeitas de fraude no contrato para construção do edifício e alertam para a possibilidade de prejuízos à Petrobras e à Petros.

O edifício, batizado de Torre Pituba e construído com recursos da Petros, foi alvo da 56ª fase da Operação Lava Jato na última sexta-feira, sob acusação de superfaturamento superior a R$ 1 bilhão.

Rastros de sujeira – A lista de indícios fornecidos a Silvio Sinedino inclui detalhes sobre o aumento injustificado de quase quatro vezes o valor original do contrato e a participação de duas empresas de Minas Gerais no esquema de corrupção.

Todo material é baseado nos relatos de um engenheiro que trabalhava para uma das empresas contratadas para a obra.

Na correspondência ao dirigente da Petros, os dois funcionários da Petrobras revelam que a empreiteira mineira Mendes Pinto, responsável pelo gerenciamento e fiscalização da construção, sequer possuía estrutura compatível para tocar projetos como o Torre Pituba.

Informaram ainda que a equipe da Mendes Pinto se resumia a dois arquitetos, um engenheiro civil sem experiência em obras do tipo e cinco estagiários. Estes, eram os únicos vistos no canteiro do edifício. BAHIA

Mais notícias