O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), provocou forte reação após declarações feitas nesta sexta-feira (2), durante evento na comunidade de Soares de América. Em crítica ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus eleitores, o petista afirmou que “quem votou nele também devia pagar a conta”, completando: “Fazendo pacote. Bota uma enchedeira e leva tudo pra vala”.
Durante o discurso, Jerônimo relembrou a pandemia da Covid-19 e acusou Bolsonaro de zombar das vítimas: “Tivemos um presidente que sorria daqueles que estavam na pandemia sentindo falta de ar. Ele vai pagar a conta”.
O governador também criticou a ausência de diálogo do ex-presidente com governadores nordestinos, citando o ex-governador Rui Costa (PT): “Aquele lá, o inominável, não recebeu nenhum governador que votou contra ele. Isso não é democracia.”
Em tom político, Jerônimo alertou os eleitores sobre futuras escolhas nas urnas: “O povo fique de olho em quem vai votar, contra ou a favor de um projeto desse”, e ainda afirmou: “Quem votou no outro presidente, votou contra o povo brasileiro”.
As falas geraram forte reação da oposição. Os deputados Diego Castro (PL) e Leandro de Jesus (PL) repudiaram publicamente o discurso.