O senador Angelo Coronel (PSD) fez duras críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante o 8º Encontro de Prefeitos da Bahia, realizado na manhã desta quarta-feira (29/01), no Centro de Convenções de Salvador. Em discurso contundente, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e do senador Otto Alencar (PSD), ele acusou o Judiciário de interferir em outros poderes.
Coronel se referiu à recente decisão do ministro Flávio Dino, que impôs restrições à distribuição das chamadas “Emendas Pix”, mecanismo de repasse de recursos sem transparência, segundo o STF. O parlamentar afirmou que só permitirá a votação do orçamento caso haja acordo para a liberação das emendas.
“Estamos travando uma briga grande com o Poder Judiciário, em especial o Supremo Tribunal Federal, para liberar as emendas no Brasil. Como relator do orçamento, falei ontem com a equipe econômica do governo, que perguntou se eu colocaria para votar em fevereiro. Eu respondi: ‘Depende. Se tiver acordo para liberar as emendas, principalmente na Bahia. Se não tiver, o orçamento fica na gaveta’”, declarou Coronel.
O senador também criticou o que classificou como interferência do Judiciário no Legislativo e no Executivo.
“A Constituição é clara: os poderes são harmônicos e independentes. O que estamos vendo hoje é o Judiciário mandando no Executivo e no Legislativo. Isso não pode acontecer”, afirmou, sendo aplaudido por parte dos prefeitos presentes.
Por fim, Coronel fez uma sugestão aos ministros do STF. “Tire a toga e venha ser deputado ou senador para legislar. O que não pode é interferir no Legislativo sem ter prerrogativa para isso”, disparou.
O discurso surpreendeu os presentes e reforçou a tensão entre setores do Congresso e o Supremo na disputa pelo controle da distribuição de recursos.
POLÍTICA
"Traficantes são vítimas dos usuários também", diz Lula. Vídeo
POLÍTICA
Crescimento da aprovação de Lula reflete confiança do povo e consolidação do projeto político do PT", avalia Robinson Almeida
POLÍTICA
AtlasIntel: Lula venceria eleição no 1º turno em todos os cenários
POLÍTICA
Lula afirma que disputará o quarto mandato durante visita à Indonésia
POLÍTICA
Senado aprova isenção de tributos para doações de medicamentos a entidades beneficentes
POLÍTICA
Binho Galinha tem atividades partidárias suspensas pelo PRD após manutenção de prisão
POLÍTICA
Comissão aprova política para promover atividade circense
POLÍTICA
Coronel fora? Lula libera candidatura de Rui Costa ao Senado
POLÍTICA
Relator vota pelo arquivamento da cassação de Eduardo Bolsonaro
POLÍTICA
Transporte público gratuito: a aposta de Lula para se reeleger presidente
POLÍTICA
Senado estuda ampliar isenção do IR para quem ganha até R$ 10 mil
POLÍTICA
CAS aprova projeto que amplia licença por falecimento de parente
POLÍTICA
Jaques Wagner comemora rejeição da PEC da Blindagem no Senado
POLÍTICA
Moro apresenta emenda para tentar salvar PEC da Blindagem diante de repercussão negativa
POLÍTICA
Missão Brasília 2025 reúne autoridades nacionais em agendas históricas e celebra os 192 anos de Feira de Santana na capital federal
POLÍTICA
Estamos em Brasília para celebrar os 192 anos de Feira e também lutar por mais políticas públicas", afirma deputado Robinson
POLÍTICA
Presidente da CCJ no Senado, Otto diz que PEC da Blindagem não passa de jeito nenhum
POLÍTICA
Binho Galinha: Moção de Parabéns pelos 192 anos da Princesa do Sertão