Segundo uma matéria do Metrópoles, uma das peças centrais da Operação Lava Jato, o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) publicou, neste domingo (17), um texto em referência aos 10 anos do caso, que revelou esquemas bilionários de corrupção tendo como alvo grandes empresários e até políticos. O Metrópoles destaca que Moro, que julgou os casos levantados pelas investigações da Operação, afirmou que “os tempos sombrios passarão e a corrupção voltará a ser um crime em nosso país”. Ele prosseguiu: “A verdade está do nosso lado”.
“A Lava Jato vive em cada brasileiro que acredita na honestidade e no Brasil. Os tempos sombrios passarão e a corrupção voltará a ser um crime em nosso país. A verdade está do nosso lado”, escreveu o senador no X (antigo Twitter).
O Metrópoles ainda destaca que a Lava Jato completa 10 anos neste domingo (17) e foi responsável por revelar esquemas bilionários de propina em empresas como a Petrobras, levou para a cadeia alguns dos maiores empresários do país, além de políticos, incluindo um ex-presidente da República. Com as revelações da chamada “Vaza Jato”, expostas pelo site The Intercept Brasil e por outros veículos de imprensa a partir de junho de 2019, a conduta do então juíz Sergio Moro começou a ser questionada e criticada por seus métodos.
À época, uma série de conversas entre o juíz e outros integrantes da força-tarefa no Telegram indicaram a parcialidade de Moro ao julgar o caso — depois julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) atendendo a pedido da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tal vazamento ajudou a criar o clima para a anulação das decisões tomadas durante a Lava Jato pela Suprema Corte, bem como na revogação da prisão de Lula, acrescenta o Metrópoles.