27 de abril de 2024
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍTICA - 23/10/2021

Ronaldo Carletto sugere criação de política de distribuição de absorventes para estudantes que não possuam condições financeiras

Ouvir a matéria:
Ronaldo Carletto sugere criação de política de distribuição de absorventes para estudantes que não possuam condições financeiras

A pobreza menstrual é um problema de política pública e atinge milhares de mulheres ao redor do mundo, inclusive no Brasil. Ciente dessa realidade, o deputado federal Ronaldo Carletto (PP) apresentou uma Indicação para sugerir a criação de uma política de distribuição de absorventes para as mulheres regularmente matriculadas em unidades de ensino que não possuam condições financeiras para a aquisição dos produtos.

 

O parlamentar alertou que a precariedade na higiene menstrual pode causar riscos à saúde das mulheres, além de gerar impactos financeiros nos orçamentos dos serviços de saúde. "Pode ocorrer infecções do trato gênito-urinário, por exemplo. A prevenção dessas infecções é uma medida muito mais efetiva, não só do ponto de vista econômico, mas tendo em vista a proteção dos direitos humanos, o bem-estar das mulheres e a promoção da equidade de gênero", enfatizou.

 

Carletto ressaltou que, no caso das estudantes carentes, muitas convivem mensalmente com restrições relacionados ao exercício do direito à dignidade menstrual. "A falta de acesso aos absorventes íntimos leva muitas delas a utilizarem objetos inadequados à higienização, favorecendo o surgimento de infecções. Além disso, a pobreza menstrual causa maior ausência às aulas, que podem chegar a 45 dias de faltas por ano letivo. Ou seja, afeta não só a saúde dessas mulheres, mas, também, o ensino", salientou.

 

O deputado afirmou que a luta para combater a pobreza menstrual está forte. "Na Câmara dos Deputados, já existem alguns projetos sobre isso e, recentemente, aprovamos a urgência para apreciação desses projetos, com o objetivo de agilizar. Recentemente, a Assembleia Legislativa da Bahia deu um grande exemplo e aprovou o Projeto de Lei nº 24.107/202, que inclui na Política Estadual da Saúde da Mulher um capítulo voltado para a conscientização e combate à pobreza menstrual no estado baiano, garantindo a distribuição gratuita de absorventes higiênicos. Seguirei firme nessa luta!", finalizou.

 

Fonte: Ascom deputado Ronaldo Carletto (PP)


--

AGÊNCIA WEB BAHIA

Mais notícias