28 de outubro de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍTICA - 18/09/2021

Planalto tenta impedir fusão entre DEM e PSL

Ouvir a matéria:
Planalto tenta impedir fusão entre DEM e PSL

O Palácio do Planalto tenta impedir a fusão entre DEM e PSL. O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), foi escalado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para a tarefa. As informações são de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

Nogueira tem tido conversas reservadas com Luciano Bivar e Antonio Rueda, presidente e vice do PSL, respectivamente. Segundo a nota, o ministro tem utilizado "armas" tradicionais do Centrão para que os dois reconsiderem a negociação.

Juntos, DEM e PSL teriam, por exemplo, a maior bancada na Câmara Federal, com 81 deputados. Contariam também com sete senadores. A nova sigla teria um fundo partidário de R$ 478 milhões, bem acima dos R$ 300 milhões do PT (valores de 2020).

Anúncio

De acordo com o jornal Valor Econômico, a fusão entre os partidos está programada para ser anunciada em 21 de setembro. Luciano Bivar seria o presidente do novo partido, enquanto ACM Neto, que atualmente comanda o DEM, seria o secretário-geral da nova legenda.

A nova sigla teria perfil conservador, de direita, liberal na economia, mas com um olhar atento às questões sociais, e caminharia com o postulante da terceira via à sucessão presidencial. A fusão não abre janela para o ingresso de novos deputados, mas, em contrapartida, autoriza a saída dos parlamentares sem a perda do mandato.

Por Assessoria

Mais notícias