17 de junho de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍTICA - 21/05/2021

Rui Costa tem dúvidas sobre concorrer ao Senado, e decisão deve ficar para 2022

Ouvir a matéria:
Rui Costa tem dúvidas sobre concorrer ao Senado, e decisão deve ficar para 2022

Com o final do mandato se aproximando, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), tem o nome aventado como possível candidato ao Senado. Ele, contudo, ainda não sabe se levará à frente este projeto político.

 

O Bahia Notícias apurou com uma fonte que acompanha o processo que, no momento, o petista não sabe se deixará o Palácio de Ondina antes do fim do mandato - uma vez que, para concorrer a algum cargo eletivo, ele precisa se afastar do governo - e, por conta disto, a decisão deve ser tomada apenas no ano que vem.

 

Dentro do PT, o assunto é encarado como "importantíssimo" e, por isto, a avaliação interna do partido é de que não pode ser tratado com pressa. No momento, a possibilidade obrigaria uma reconfiguração do projeto citado como provável, liderado pelo senador Jaques Wagner - pré-candidato do PT ao governo do estado - e que deve protagonizar o embate com o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM). Rui, no entanto, ainda não teria certeza se esta é a melhor tática.

 

O governador evita falar sobre o caso. Em fevereiro, horas antes de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter os direitos políticos restaurados por conta de uma decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) (leia mais aqui), Rui não descartou totalmente a possibilidade de concorrer ao Senado, mas indicou que este cenário não era prioridade.  

 

"Sou uma pessoa de projeto coletivo, não acho que a gente vá transformar Brasil com projetos individuais [...] aqui na Bahia, a prioridade não é candidatura de senador, é que a gente consiga manter o projeto que vem transformando a Bahia", disse, na ocasião, ao programa Bahia Notícias no Ar, da rádio Salvador FM, apresentado pelos jornalistas Mauricio Leiro e Patricia Abreu.

 

No momento da entrevista, Rui ainda aspirava a candidatura à presidência da República, mesmo com o anúncio ora feito por Lula de que Fernando Haddad seria o nome do PT para rivalizar com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Horas depois, Lula teve as condenações na Lava Jato anuladas, o que o colocou novamente no jogo político. 

 

No final de março, o chefe do Executivo baiano teve o nome testado na disputa pelo Senado pela primeira vez. Pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas em parceria com o BN apontou que Rui era o favorito dos baianos para o Senado. Atrás dele, estaria o já senador Otto Alencar (PSD) (leia mais aqui) - este, inclusive, já manifestou internamente o desejo de tentar reeleição.

 

O Bahia Notícias procurou o governador para repercutir sobre o assunto, mas, até a publicação desta matéria, ele não respondeu à reportagem. Informações por Bahia Notícias

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias