Em busca de uma reconfiguração para os próximos meses, o PSL está em tratativas para inserir entre os seus quadros dois ex-deputados federais: Benito Gama e Marcelo Guimarães Filho. Isto estaria sendo capitaneado pelo deputado Elmar Nascimento (DEM). Algoz da crise entre DEM e o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, Elmar teria o PSL como possível destino.
A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo próprio MGF. "Estamos construindo um processo visando 2022. É uma movimentação dentro do nosso grupo, do ex-prefeito ACM Neto, que vai disputar a eleição do próximo ano com o governo atual. Não há nenhum desentendimento, vale ressaltar", explicou o ex-presidente do Bahia, em entrevista ao BN.
Segundo Guimarães, Benito, recém-saído do PTB, já teve conversas para embarcar na ex-sigla do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele ainda indicou que vem "ajudando Elmar nesta articulação de montar um grupo político" - o parlamentar, ainda no DEM, deve ser um dos comandantes do PSL nos próximos meses.
AVANÇOS
O BN apurou junto a um interlocutor próximo a Benito e Elmar que a conversa entre ambos deveria ter ocorrido na última sexta-feira (7). Contudo, o democrata atendeu a um chamado de Bolsonaro para ir a Brasília discutir assuntos referentes à medida provisória de privatização da Eletrobras, da qual o deputado baiano é relator no Congresso.
Apesar da indicação dada por Guimarães, o martelo não está batido para a chegada de Benito ao PSL. Isto porque ele ainda possui uma sondagem do PL, comandado no estado por José Carlos Araújo. De acordo com os bastidores políticos, há um "afunilamento" entre PSL e PL pela filiação de Benito - procurado pela reportagem, ele preferiu não se manifestar a respeito do assunto.
Benito deixou o PTB no início deste ano. Em 2020, após a sigla anunciar apoio à candidatura de Bruno Reis (DEM) à prefeitura de Salvador, houve um embate entre os níveis hierárquicos da sigla. Por conta disto, o presidente do partido, Roberto Jefferson, dissolveu o diretório estadual do PTB (leia mais aqui).
Já Guimarães foi deputado federal entre 2003 e 2011, pelo MDB. Durante este tempo, chegou a conciliar a função com a de presidente do Bahia, onde ficou de 2008 a 2013, quando foi deposto do cargo após intervenção.
Informações por Bahia Notícias
POLÍTICA
"Traficantes são vítimas dos usuários também", diz Lula. Vídeo
POLÍTICA
Crescimento da aprovação de Lula reflete confiança do povo e consolidação do projeto político do PT", avalia Robinson Almeida
POLÍTICA
AtlasIntel: Lula venceria eleição no 1º turno em todos os cenários
POLÍTICA
Lula afirma que disputará o quarto mandato durante visita à Indonésia
POLÍTICA
Senado aprova isenção de tributos para doações de medicamentos a entidades beneficentes
POLÍTICA
Binho Galinha tem atividades partidárias suspensas pelo PRD após manutenção de prisão
POLÍTICA
Comissão aprova política para promover atividade circense
POLÍTICA
Coronel fora? Lula libera candidatura de Rui Costa ao Senado
POLÍTICA
Relator vota pelo arquivamento da cassação de Eduardo Bolsonaro
POLÍTICA
Transporte público gratuito: a aposta de Lula para se reeleger presidente
POLÍTICA
Senado estuda ampliar isenção do IR para quem ganha até R$ 10 mil
POLÍTICA
CAS aprova projeto que amplia licença por falecimento de parente
POLÍTICA
Jaques Wagner comemora rejeição da PEC da Blindagem no Senado
POLÍTICA
Moro apresenta emenda para tentar salvar PEC da Blindagem diante de repercussão negativa
POLÍTICA
Missão Brasília 2025 reúne autoridades nacionais em agendas históricas e celebra os 192 anos de Feira de Santana na capital federal
POLÍTICA
Estamos em Brasília para celebrar os 192 anos de Feira e também lutar por mais políticas públicas", afirma deputado Robinson
POLÍTICA
Presidente da CCJ no Senado, Otto diz que PEC da Blindagem não passa de jeito nenhum
POLÍTICA
Binho Galinha: Moção de Parabéns pelos 192 anos da Princesa do Sertão