07 de dezembro de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍTICA - 19/03/2021

Morte de Herzem Gusm]ao consterna o poder legislativo da bahia

Morte de Herzem Gusm]ao consterna o poder legislativo  da bahia

Consternou e comoveu a Assembleia Legislativa a morte do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão Pereira, aos 72 anos, vítima de complicações da Covid-19, doença que o acometeu no dia 7 de dezembro. Ele não resistiu às sequelas deixadas pelo coronavírus, como outros 14 mil baianos. O falecimento ocorreu em São Paulo, onde Herzem Gusmão estava em tratamento desde o dia 26 de dezembro passado. O presidente Adolfo Menezes declarou luto oficial de três dias na Assembleia Legislativa em reverência à sua memória. O deputado Adolfo Menezes lamentou o falecimento do ex-colega de parlamento – pois ele também foi deputado estadual entre 2015 e 2016 – e rogou a Deus que confortasse a viúva, dona Luci Freire Gusmão, e aos muitos amigos que Herzem conquistou com sua personalidade exuberante e carisma, guardando na memória os muitos momentos felizes que passaram juntos: “Era uma pessoa obstinada, com um grande senso de responsabilidade pela coisa pública, um trabalhador incansável, que fará muita falta na quadra difícil vivida pelo Brasil”.


MOÇÃO DE PESAR

Ele se dirigiu também à vice-prefeita Sheila Lemos (DEM), que “tem a missão de honrar o legado do antecessor” – ela que já está à frente da Prefeitura de Vitória da Conquista desde o dia 1º de janeiro, pois a posse de Herzem Gusmão ocorreu com ele já internado em São Paulo, no Hospital Sírio-Libanês: “Desejo-lhe um mandato exitoso para o bem do povo de Vitória da Conquista e de todos nós baianos, pois são elevadas as responsabilidades que a providência colocou sobre seus ombros. Boa sorte”, registou o presidente da ALBA. O deputado Adolfo Menezes imediatamente apresentou moção de pesar à Secretaria Geral da Mesa da Assembleia Legislativa, moção que se somará a outras, pois diversos parlamentares já anunciaram intenção de homenagear a memória do ex-colega. O luto oficial é a maior manifestação de pesar do Parlamento estadual. Pelos próximos dias, a bandeira da Bahia será hasteada a meio mastro – em respeito à perda que a Bahia e os baianos sofreram com o falecimento do ex-parlamentar e prefeito.

CARREIRA

Jornalista, radialista e comentarista político Herzem Gusmão nasceu em 2 de junho 1948. Ele renunciou ao mandato de deputado estadual no final de 2016, para assumir pela primeira vez a Prefeitura de Vitória da Conquista, que conquistara nas urnas pelo MDB – que já disputará sem sucesso, bem como ocorreu quando se candidatou a deputado federal e foi o mais votado no município, mas sem obter o total de votos suficientes. Herzem Gusmão ingressou no mundo da política partidária em 1995, quando se filiou ao PSB, quando já militava no jornalismo diário – sendo o comentarista mais influente de toda a Região Sudoeste. Formado em Direito e Jornalismo, chegou a trabalhar alguns anos como bancário, mas a personalidade irrequieta o empurrou para o mundo da comunicação. Era um apaixonado pelo rádio e trabalhou durante décadas na Rádio Clube de Vitória da Conquista, migrando em seguida para a Rádio Brasil.

Na Assembleia Legislativa teve atuação importante como vice-líder da bancada de oposição durante dois anos e também foi vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Púbico e membro titular das comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; e também das comissões especiais de Desenvolvimento Regional e de Desporto, Paradesporto e Lazer. Informações por Assembleia Legislativa da Bahia

Mais notícias