18 de abril de 2021
MIN MAX
Envie fotos e vídeos
para nosso WhatsApp
75 99120-3503

Notícias

POLÍTICA - 20/02/2021

Acuado pela Covid, Rui encara também o vaivém da política

Acuado pela Covid, Rui encara também o vaivém da política

Se ACM Neto começou 2021 mal, primeiro com a implosão do DEM e depois no affair com João Roma, como anda o lado do governo? Os leitores nos perguntam isso, o que enseja outras perguntas para as quais ainda não há respostas.

E o PDT, que tem Ana Paula, a vice de Bruno Reis, vai ficar no governo, onde tem a Secretaria da Agricultura, com Lucas Costa, ou sai? E o PL, que tem a Secretaria do Turismo, com Fausto Franco, e também apoiou Bruno, vai ficar como a partir de agora? Óbvio que nos dois casos cumprem-se acordos de 2018, mas 2020 forjou fatos novos que influem diretamente na pauta da vez, 2022.

Sem vagas — PDT e PL são apenas a ponta da teia política no entorno de Rui Costa, que precisa de ajustes no rumo do futuro próximo. O processo envolve também os aliados do senador Otto Alencar (PSD) e do vice João Leão (PP), mas tudo ainda em compasso de espera por conta da pandemia da Covid, que suga quase todas as atenções.

Em 2022 Rui Costa, governador reeleito, não poderá ser candidato, João Leão, o vice, também reeleito, idem, idem, Otto Alencar termina o mandato e Jaques Wagner, hoje senador, já anunciou que quer disputar o governo.

A ideia é que Rui fique no governo até o fim. A questão vai ser como acomodar Otto e Leão, que, se for para a chapa, só tem vaga no Senado, caso em que sobraria a vice.

Óbvio que o tititi corre, mas no momento, a Covid deu uma estancada nisso.

J. Magno, um ícone que reinou no rádio da Princesa

Joel Magno, o J. Magno, 93 anos, figura que imperou absoluta no rádio em Feira de Santana, a Princesa do Sertão, em toda a segunda metade do século passado, saiu de cena, para a tristeza da legião de amigos. Jair Cezarino, um dos pupilos dele, diz que ele era ‘o professor’.

– J. Magno era professor de formação, mas o que ensinou mesmo foram sábias lições de vida.

Jair lembra que ele morava na Praça Fróes da Mota, área nobre. Um dia, na porta, de pijama e toalha no pescoço, foi passando uma moça e ele chamou de ‘minha normalista’. Era a filha do juiz, que fez queixa ao pai, que por sua vez mandou prendê-lo.

– A cidade se rebelou. Uma multidão foi lá soltá-lo na marra. E soltou mesmo.

As ilhas e os lixões

Bob Santos, assessor especial do Ministério do Turismo, fez um périplo pelos points do interior baiano para ouvir autoridades do setor.

Na passagem por Cairu, onde fica Morro de São Paulo e a Ilha de Boipeba, o prefeito Hildécio Meirelles (DEM) apresentou uma lista. No topo, discutir formas de se livrar dos lixões nas ilhas de Cairu, Tinharé (onde fica o Morro) e Boipeba, que viraram perebas em ambientes de natureza exuberante.

A China na pauta da Ufba

De segunda a sexta da semana que vem a China atual é a pauta no II Congresso Virtual da Ufba 2021, coordenado pelos professores Jorge Almeida (ciência política) e Renildo Souza (economia).

O Webinário China Atual será sempre à tarde e vai debater o duelo comercial entre China e EUA, além da presença chinesa na Bahia, ressalte-se, cada vez mais forte. Quiser ver, o endereço é www.youtube.com/tvufba.

Otto só vai se definir em 2022

E o que Otto Alencar diz sobre os entendimentos no partido dele para 2022?

– Só vamos tratar disso em março de 2022.

Nos bastidores se diz que Otto já teria externado a intenção de voltar a disputar um novo mandato, o que ele nega. Diz que está tudo em aberto. Na banda de Rui Costa, os petistas e outros aliados se dizem bem mais tranquilos com Otto. E temem que venham turbulências com o PP de Leão.

Segundas intenções

Essa quem conta é Sebastião Nery. Ano 1934. Gilberto Amado, famoso escritor sergipano, senador até 1930, procurou Getúlio Vargas, o presidente da República, queria ser governador (na época o governo indicava).

– Você quer ser governador? Por que, Gilberto?

– Porque eu quero. Chegou a hora.

– Mas, Gilberto, você, um homem tão grande, quer ser governador de um estado tão pequeno?

– Quero dirigir minha tribo. É fundamental.

– Ora, Gilberto. Te conheço muito bem. Essa não pode ser a verdadeira razão.

– Claro que é, presidente.

– Não pode ser. Governar por governar? Isso não existe para um homem do seu tamanho, da sua grandeza.

– Tem razão, presidente. O senhor quer que eu diga, eu digo. Eu quero ser governador para roubar, roubar, roubar, do primeiro ao último dia!

E completou:

– Viu, presidente! Roubar desesperadamente! Roubar, roubar e roubar!

Não foi governador, mas acabou representante do Brasil na ONU.

Informações por A TARDE

Levi Vasconcelos

Enquete

Você acredita que teremos uma vacina contra o Coronavírus (COVID-19) neste ano de 2020?

*Enquete encerrada.
  • 16%
  • 30%
  • 55%
  • 0%

Mais notícias